sexta-feira, 7 de março de 2014

Um Homem para a Eternidade - 8 de Março 2014 em Lisboa

A propósito dos Óscares e das recentes conversas sobre a família e o divórcio, há um filme que não pode deixar de ser mencionado esta semana.

Este filme fala de um homem que foi decapitado precisamente por ser contra o divórcio, aquilo que hoje tantos parecem querer aceitar como normal.

Mais ainda, este homem foi quem escreveu uma das obras mais conhecidas do humanismo que a Europa viveu no Renascimento - a Utopia.

Foi um intelectual do seu tempo, que trocou cartas com muitos outros intelectuais do seu tempo, como Erasmus.

Este homem, além de ser um cidadão humilde e discreto, foi também Chanceler-Mor do reino de Inglaterra, uma posição mais importante da que é hoje a posição de Primeiro-Ministro.

Renunciar a essa posição para mostrar que não concordava com as políticas que o rei Henrique VIII queria levar sobre o casamento não foi suficiente. Como tal, a sua condenação no Parlamento Inglês marcou o início do fim do Catolicismo na Grã Bretanha.

Desde então, excepto num ou noutro período de tempo, a Inglaterra afirmou-se contra a Igreja Católica e contra o Papa que afirmava o mesmo que afirma hoje o Papa Francisco: divorciados recasados não podem comungar.

Falamos, claro, de S. Tomás More.

A história de S. Tomás foi passada para filme em 1966 e, apesar de todas as críticas conhecidas aos ensinamentos morais da Igreja Católica, ganhou o Óscar de Melhor Filme nesse ano. Ganhou também o óscar de melhor actor principal, melhor realizador e melhor argumento.

Este filme, Um Homem para a Eternidade, vai ser passado em
Ecrã grande amanhã (8.Março)
em Lisboa,
no Oratório de S. Josemaria,
às 16:15.

Aqui fica o trailer:





blogger

Sem comentários: