sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O Sínodo dos Bispos explicado

Passadas quase duas semanas e a dias do fim, ainda há muitos Católicos que não perceberam bem o impacto real do Sínodo na vida da Igreja e de todos os Cristãos.

Para explicar o que é o Sínodo dos Bispos podíamos começar por ir à raiz da palavra grega  e explicá-la. Outra hipótese seria fazer uma análise rápida do que são os sínodos Bispos ao longo da história da Igreja Católica e como se distinguem do que é hoje um sínodo dos Bispos.

No entanto, para simplificar ao máximo, vamos saltar essa introdução, que pode ser encontrada online noutros sites, como aqui:

Actualmente, o Sínodo dos Bispos é uma forma que o Papa tem de se aconselhar com os Bispos de todo o mundo sobre determinadas matérias relacionadas com a Fé e com a Moral e a relação da Fé e da Moral com os homens.

Os Bispos são convocados a Roma através das conferências episcopais, que são os grupos de Bispos de cada país. Quanto mais Bispos tiver essa conferência (ou esse país) mais Bispos virão. Por exemplo, um país que tenha 50 Bispos enviará 2 Bispos à Santa Sé. Além disso, são convocados alguns especialistas no tema que não pertençam ao episcopado e que às vezes até são leigos. Por exemplo, no sínodo deste ano foram convocados alguns casais para fazerem algumas apresentações no Sínodo.

Este esquema existe desde os anos 60 por vontade do Papa Paulo VI e ganhou um carácter regular, de modo que há um Sínodo de três em três ou de quatro em quatro anos. Chamamos a estes Sínodos Ordinários. Se forem de carácter mais restrito, passam a chamar-se  Sínodos Especiais, até podem ser anuais. A mesma diferença de anos acontece para os Sínodos que o Papa convoca com alguma urgência e que têm uma abrangência mundial, são os Sínodos Extraordinários (é o caso deste de 2014).

Os temas abordados têm sido muito variados e já houve sínodos sobre a família (sim, já houve um em 1980), um sobre a penitência e confissão, um sobre a Santa Missa, um sobre a Sagrada Escritura, outro sobre a vocação dos leigos no mundo e na igreja, outro sobre a formação dos sacerdotes, ...

Houve também sínodos dedicados à evangelização de cada continente, que naturalmente incluía mais Bispos desse continente. Eram dos Sínodos Especiais.

O último Sínodo Ordinário, em 2012, foi sobre a Nova Evangelização. O Sínodo aconteceu no último ano de pontificado do Papa Bento XVI mas os seus frutos foram colhidos já pelo Papa Francisco.

O que é que interessa realmente

Mas que frutos são esses? No início do Sínodo, os Bispos recebem um documento de trabalho chamado Instrumentum Laboris, constituído por muitas ideias (os lineamenta) e sugestões de resposta. No final do sínodo, que costuma demorar entre duas a três semanas, é produzido um documento com as conclusões a que os Bispos chegaram - as propositiones.

Chega a altura de perguntar: qual o efeito real das conclusões dos Bispos durante o Sínodo? Em teoria não é nenhum, porque o objectivo do Sínodo é apenas aconselhar o Papa, que só depois de analisar as conclusões dos Bispos tomará decisões para bem da Igreja e das almas e para maior glória de Deus. 

Com o documento na mão, o Papa costuma demorar dois anos a estudá-lo e só então é que publica as suas decisões. O tipo de documento que o Papa usa neste caso é a Exortação Apostólica. Só a Exortação Apostólica é que tem um carácter magisterial, isto é, só quando este documento é publicado é que a Igreja está a exercer na prática a sua função sobrenatural de ensinar o povo de Deus.

Por isso é que foi o Papa Francisco a colher os frutos do Sínodo de 2012, pois foi ele que publicou a exortação apostólica correspondente a esse sínodo: a famosa Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho).

Em 2005 houve um Sínodo sobre a Eucaristia, que deu origem à Sacramentum Caritatis do Papa Bento XVI. O Sínodo de 1990 sobre a formação dos sacerdotes deu a Pastores Dado Vobis de S. João Paulo II. Mais ainda, a exortação Familiares Consortio do mesmo Santo Papa é a conclusão do sínodo pela família de 1980.

As diferenças do Sínodo pela Família de 2014



O Sínodo que está a decorrer agora em Roma tem umas pequenas diferenças em relação aos sínodos anteriores.

No dia antes do Sínodo começar, o Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral dos Sínodos de Bispos, explicou as diferenças principais deste Sínodo pela Família dos outros anteriores.

Basicamente, a diferença é que o Sínodo foi dividido em dois, sendo que a primeira parte ocorre este ano e a próxima ocorre em 2015, um ano depois.

O Sínodo do próximo ano (Outubro de 2015) estava planeado - é um dos Sínodos Ordinários e vai ter o tema "A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo."

O Sínodo deste ano (Outubro 2014) foi convocado pelo Papa para ajudar o Sínodo do próximo ano e é um Sínodo Extraordinário sobre "Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização."



Ainda não se sabe bem qual a relação entre estes dois sínodos (não foi explicado na conferência de imprensa do Cardeal Baldisseri no início do Sínodo), mas em princípio o Sínodo deste ano servirá apenas para orientar os trabalhos do próximo ano.

Só depois é que o Papa Francisco irá elaborar a sua exortação apostólica, que provavelmente só vai sair em 2016 ou 2017.

É isto que é importante lembrar - o que realmente interessa é o que o Papa vai escrever na exortação que vai sair daqui a dois ou três anos. Na verdade, o Papa pode definir coisas completamente opostas àquilo que os Bispos sugeriram, se bem que não será isso que vai acontecer, em princípio.

Ainda assim, vale a pena lembrar o que se passou em 1968. Os anos 60 foram anos em que se discutiu muito, entre Católicos, sobre se é moralmente correcto ou não utilizar métodos contraceptivos nas relações entre um casal. Podia-se ou não usar o preservativo, por exemplo?

O Papa Paulo VI convocou um conselho de especialistas para o ajudarem a decidir (a Pontifícia Comissão para o Controlo da Natalidade), cuja conclusão foi que sim, podia-se usar o preservativo.

Depois de passar uns dias recolhido em oração, fora de Roma, o Papa Paulo VI escreveu a famosa encíclica Humanae Vitae, onde definiu a doutrina da Igreja sobre o assunto - que é moralmente errado o uso da contracepção nas relações sexuais dos casais. Nessa encíclica o Papa explica porque é que é errado e o Papa S. João Paulo II também escreveu e falou muito sobre o assunto, confirmando a doutrina de Paulo VI, na famosa Teologia do Corpo.

É importante lembrar que o Papa Francisco decidiu elevar aos altares o Papa Paulo VI no último dia do Sínodo. Paulo VI será então beatificado daqui a uns dias, no Domingo dia 19 de Outubro.

"Ao defender a lei moral do casamento na sua integridade,
a Igreja sabe que está a contribuir para a criação de uma civilização verdadeiramente humana."
Humanæ Vitæ, 18.

Nuno CB


blogger

Sem comentários: