quarta-feira, 15 de outubro de 2014

"Relatório intermédio" publicado antes de ser conhecido pelos padres sinodais


O cardeal Wilfrid Fox Napier revelou hoje [14.Out.2014] em conferência de imprensa no Vaticano que era impossível os participantes no Sínodo terem “concordado” com um texto (o "relatório intercalar") que os jornalistas receberam antes deles, sustentando que o documento não reflete “a visão do Sínodo como um corpo” nem é um trabalho “acabado”.


"Uma das razões pelas quais houve tanto desconforto entre os padres sinodais é que estamos agora a trabalhar 
desde uma posição que é virtualmente irremediável: a mensagem saiu,  isto [relatório intermédio] é o que o Sínodo está a dizer, isto é que a Igreja está a dizer. 

E o é isso que o Sínodo tem dito, de todo", declarou.

(imagens da conferência de imprensa aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Qub7H5Z3Bzo
Especialmente do minuto 18:00 a 20:00 e do minuto 36:00 a 38:00)

Em todo o caso, o Pe. Lombardi explicou que nos sínodos anteriores também a respectiva "relatio post disceptationem" foi publicada antes de dar conhecimento aos padres sinodais, seguindo os procedimentos regulamentares. (Explicação dada aos 45:00 do video)


POSTERIORMENTE a Sala de Imprensa emitiu o seguinte comunicado:



Declaração do Director da Sala de Imprensa da Santa Sé em nome da Secretaria Geral do Sínodo

A Secretaria Geral do Sínodo, após as reacções e discussões geradas pela publicação da Relatio post disceptationeme ao facto de que se lhe tenha dado um valor que o corresponde à sua natureza, reafirma que o referido texto é um documento de trabalho, que resume as intervenções e o debate da primeira semana, e que agora será posto à discussão dos membros do Sínodo reunidos nos Círculos menores, conforme previsto no mesmo regulamento do Sínodo.


O trabalho dos Círculos menores será apresentado à Assembleia na Congregação geral da manhã da próxima quinta-feira, 16 de Outubro.

in Agência Ecclesia e Rádio Renascença


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Já agora, para ter uma leitura distinta dos factos, pode-se ler o seguinte (uma entre várias que apontam no sentido da coerência entre discussão sinodal e relatório intercalar):

http://vaticaninsider.lastampa.it/inchieste-ed-interviste/dettaglio-articolo/articolo/sinodo-famiglia-36957/

Anónimo disse...

Parece haver interesse em transmitir a ideia de divisões no Sínodo, insinuando, inclusivamente, que o Papa Francisco estaria a patrocinar correntes que põem em causa a doutrina da Igreja. Há gente com muito medo deste Sínodo, vá-se lá saber porquê...

JG