quarta-feira, 17 de junho de 2015

Procissão de Corpus Christi no Patriarcado de Lisboa - Junho 2015

A procissão de Corpus Christi tornou-se um dos momentos mais marcantes na vida da Igreja Católica. Desde que esta festa foi instaurada, no século XIII, inúmeras conversões têm acontecido. Corações afastados da vida sobrenatural que, diante do povo de Deus ajoelhado perante o seu Senhor na Sagrada Hóstia, ficam dóceis e convertem-se.

Lembro, por exemplo, o Beato Nicolau Steno, famoso anatomista dinamarquês que se converteu ao Catolicismo em Florença, no século XVII, durante uma procissão de Corpus Christi. Steno é também o fundador da geologia moderna. Ou também Louis de Wohl, conhecido escritor alemão que se converte em Roma, na procissão de Corpus Christi com o Papa Pio XII, já em pleno século XX. Tornou-se um grande romancista de vidas de Santos.

Para além das conversões que ficaram escritas muitas outras foram acontecendo no silêncio, se calhar bem mais perto do que pensamos. O Patriarcado de Lisboa não deve ser excepção e a verdade é que Procissão pela Baixa de Lisboa mantém há anos o seu esplendor.

As imagens falam por si mesmas:
Fotografias tiradas do Departamento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa (Flickr)


blogger

Sem comentários: