terça-feira, 16 de agosto de 2016

E se vos dissesse que os grandes atletas destes Jogos Olímpicos são católicos?

Provavelmente não acreditavam em mim, não era? Então vamos lá.

Comecemos pela nova coqueluche da ginástica... Simone Biles! Para quem não sabe quem é a Simone, bem, devia saber... Vale a pena assistir às suas rotinas, em especial ao seu movimento único, o "Biles". A atleta estado-unidense já leva três medalhas de ouro e uma de bronze. Terá hoje mais uma prova, aquela na qual, para mim, ela é melhor. Lutará hoje pela medalha de ouro no tapete.
Mas vamos ao que interessa... Quem é Simone Biles? A adolescente, antes de começar as Olimpíadas, deu uma entrevista na qual mostrou o que trazia na bagagem. Entre outras coisas, mostrou um terço branco. Diz que antes das provas não o usa, mas que reza para dentro, como é normal e que o usa no dia-a-dia. Filha de mãe drogada e abandonada pelo pai, foi aos cinco anos adoptada pelos avós e desde então nunca falhou uma Missa dominical em família. Reza regularmente a S. Sebastião, patrono dos atletas e nota-se nela uma alegria que não se vê nas concorrentes. Biles, que optou pelo homeschooling, para se proteger das radicais influências laicistas da educação estatal, com o firme alicerce da fé e da família, tem tudo o que precisa para triunfar não apenas na ginástica, mas, principalmente, na vida.


Na natação, Katie Ledecky, também americana foi uma das atletas que deu que falar e que valeu a pena acompanhar. A nadadora, que leva quatro medalhas de ouro e uma de prata nestes Jogos, tem apenas 19 anos. Ledecky não tem qualquer tipo de vantagem óbvia sobre as oponentes, sendo baixa e pequena em geral. Mas o que surpreende nela é a força interior com que nada, sendo claramente mais agressiva a nadar do que as colegas. Há quem a chame a melhor atleta do mundo, inclusive, tais são as margens das suas vitórias. Como para Biles, a sua fé católica é essencial. A desportista frequentou escolas católicas e diz, inclusive: “A minha fé católica é muito importante para mim. Sempre foi e sempre será. É parte de mim e sinto-me confortável ao praticar a fé. Ajuda-me a por as coisas em perspectiva”. "Rezo uma oração ou duas, antes das provas. A Ave Maria é uma oração belíssima e acalma-me." Há quatro anos, após ganhar a sua primeira medalha olímpica visitou o convento de irmãs da sua primeira escola. Tem uma família que a apoia e que ajuda ao seu sucesso.

Que tal falar agora do homem mais rápido do mundo? Sim, Usain Bolt... é católico. Apesar de dispensar introduções, Bolt vai na sua terceira Olimpíada e venceu também pela terceira vez a medalha de ouro nos 100m, sendo que concorrerá hoje pela dos 200m. O jamaicano é conhecido por traçar o sinal da cruz antes de começar a corrida, mas além deste e outros sinais exteriores de fé, é de reparar numa das suas medalhas, mas não de ouro. Falo na medalha milagrosa, promovida por Santa Catarina Labouré, que mostra Nossa Senhora das Graças. A nossa Mãe do Céu será portanto a mulher mais rápida e mais vista na categoria das corridas de sprint. Esta medalha tem uma bela e poderosa oração inscrita: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós."

Após o pódio, menções honrosas para Juan Martin del Potro, ortodoxo, que recuperou de graves lesões (pelas quais até pensou terminar a carreira) para alcançar a medalha de prata no ténis; e Michael Phelps, talvez o maior atleta olímpico de sempre, com as suas 23 medalhas de ouro, que passou por momentos difíceis, em que pensou até suicidar-se, mas com a ajuda da sua família e pela graça de Deus (em quem restaurou a sua fé) recuperou para vir (possivelmente) terminar carreira em grande nestes Jogos, vencendo cinco medalhas de ouro e uma de prata.

PF

Notas:

Simone Biles: http://www.catholicnewsagency.com/news/these-two-game-changing-olympians-are-serious-catholics-76883/

Katie Ledecky: http://religionnews.com/2016/08/06/catholic-faith-anchors-swimmer-katie-ledecky/

Usain Bolt: http://aleteia.org/blogs/deacon-greg-kandra/this-amazing-olympic-champion-is-why-mary-is-now-the-most-viewed-woman-in-sprinting/


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Há 4 anos escrevi isto: http://www.dnpj.pt/os-jogos-olimpicos-de-londres-2012/

Olimpíadas são sempre enormes celebrações da humanidade, que comunga a mesma fé!