quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Charles de Foucauld ensina-nos a fazer apostolado

Ser apóstolo, mas por que meios? Por aqueles que o Senhor põe à disposição de cada um: os padres têm os respectivos superiores, que lhes dizem o que devem fazer. Os leigos devem ser apóstolos para com todos aqueles a quem podem chegar: parentes e amigos, mas não só eles; a caridade não é estreita, alcança todos aqueles que o Coração de Jesus abraça.

Por que meios? Pelos melhores, tendo em conta aqueles a quem se dirigem: com todos aqueles com quem se relacionam, sem excepção, pela bondade, a ternura, o afecto fraterno, o exemplo de virtude, a humildade e a doçura, sempre atraentes e tão cristãs. 

Com alguns, sem lhes dizer nunca uma palavra sobre Deus ou sobre religião, tendo paciência como Deus tem paciência, sendo bom como Deus é bom, sendo um irmão terno e rezando. Com outros, falando-lhes de Deus na medida que conseguem atingir; a partir do momento em que chegam à ideia de procurar a verdade pelo estudo da religião, pondo-os em contacto com um sacerdote bem escolhido e capaz de lhes fazer bem. Sobretudo, vendo em cada homem um irmão. 

Beato Charles de Foucauld (eremita e missionário no Saara) in Carta a Joseph Hours (3/5/1912)


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Isso é o que se chama "rezar com a vida", talvez uma das.formas mais eficazes de oração. Aquela que nos leva a ver Jesus no irmão, fazendo-lhe tudo por amor a Ele.
E é assim que Jesus Se manifesta como promete na Sua Palavra: "A quem Me ama, manifestar- Me-ei", completando com milagres todas as nossas limitações.
Ele está realmente vivo no meio de nós!
O Poder fa Sua Palavra torna- se visível, porque Jesus é a Palavra de Deus!

Anónimo disse...

E não só , é através desse amor ao próximo, vendo Jesus no irmão, principalmente, "no mais pequenino ", qur Deus Se revela de forma sensível, ao ponto de, se formos fiéis, nos transportar para estádio de Oração, mais elevados!
Porém, sempre desinteressadamente, como nos ensina Ssnta Teresa de Ávila.
O verdadeiro " humanismo: só existe alicerçado em Deus. Caso contrário, corremos o risco de transformando o mal em bem, como hoje se vê, em todas as leis que o mundo nos oferece: aborto por amor, eutanásia, por misericórdia, divórcios por puro egoísmo e por aí adiante!