segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Quando negaram o prémio Nobel a Tolkien

J.R.R. Tolkien, autor da obra 'O Senhor dos Anéis', que vendeu mais de 200 milhões de cópias e que ganhou milhões de fãs por todo o mundo, foi recusado para o prémio Nobel da literatura em 1961, depois de os seus livros terem sido considerados de 2ª classe.

Documentos que saíram há pouco tempo, tornados públicos passados 50 anos, mostram que Tolkien foi rejeitado porque 'O Senhor dos Anéis' "não tinha de forma alguma atingido uma elevada qualidade de narrativa."

J.R.R. Tolkien foi nomeado pelo autor e amigo C.S. Lewis, juntamente com outros intelectuais como Rbt Frost, E. M. Foster, Graham Greene e Lawrence Durrell.

Foi Ivo Andric, um escritor jugoslavo, que ganhou pela "força épica com que traçou os seus temas e descreveu os destinos humanos".

Andreas Ekstrom, um jornalista que estudou os documentos a semana passada [1], publicou as suas descobertas no jornal Sueco Sydsvenska Dagbladet.

O artigo inclui a lista original dos cerca de 50 escritores sugeridos para o prémio por académicos e vencedores anteriores, juntamente com o comentário pelo júri do prémio. 

As notas relativas à decisão final nunca são reveladas.

Os documentos também mostram que o escritor Britânico Graham Greene, que nunca ganhou o Nobel, ficou em segundo lugar para o júri, seguido de Karen Blixen, a escritora dinamarquesa de África Minha.


[1] NT: Este artigo foi escrito em Janeiro de 2012


blogger

3 comentários:

Voris disse...

Negaram o Nobel ao católico para dá-lo ao comunista!

José Lima disse...

É muito difícil um escritor católico e publicamente católico, precisamente por sê-lo, ganhar o Prémio Nobel. Assim, de repente, lembro-me de alguns nomes de autores cuja obra conheço e que nunca o obtiveram, embora até o merecessem:

- G. K. Chesterton;

- J. R. R. Tolkien;

- Evelyn Waugh;

- Graham Greene;

- Giovanni Papini;

- George Bernanos;

- Flannery O'Connor.

Antonimo disse...

E ainda bem! Estes prêmios estão cada vez mais nas ruas da amargura.