segunda-feira, 18 de julho de 2005

Harry Potter

a opinião do Santo Padre sobre o famoso livro é muito simples...

"...são seduções subtis, que actuam sem serem notadas e, deste modo, distorcem profundamente o Cristianismo na alma, antes que possa crescer adequadamente."

agora, quem quiser o ler que o leia...

para aprofundar a questão clique aqui

blogger

38 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Isto vindo de quem escreveu que o lobo mau não existe tem que se lhe diga...

pguedes disse...

carissimo,

claramente q a situação é diferente. O santo padre não fala de Lobos Maus bem pelo contrário. Nesta sua afirmação sintéticamente identifica uma realidade que não pode ser negada.

a minha frase - irónica - no final mantem a coenrencia com o meu artigo "o lobo mau não existe". Quem quiser que o faça. eu não pretendo fazer.

(Nota: aguiar, sobre este livro vou estar atento sobre os comentários colocados pelos elementos do aiqNp... cheira-me - sniff, sniff - que sobre este livro têm opiniões diferentes do código... a ver)

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Grande Guedes,

Tenho a saudar o teu regresso às discussões interessantes e edificantes - já tinha saudades!

Percebo a tua postura de "quem quiser que leia", apesar de a achar facilitista. No entanto, entendo que se em relação ao Harry Potter a leitura não é recomendada por este Papa, pelas razões que aponta, já em relação ao código, a questão era bem mais grave, pois tratava-se de um ataque directo à Igreja, utilizando a mentira como arma de arremesso, donde a sua leitura era bem mais desrecomendada!

Quanto à tua nota, esperemos para ver. Pode, de facto, vir aí uma discussão interessante.

João Silveira disse...

Guedes,o Aguiar acertou na mouche, quando falou do lobo mau..ehehe
Afinal o lobo mau é o Harry Potter e o Dan Brown é digno de honras e louvores.Aí tens a incoerência que procuravas nos outros...

Não sou digno de ser o representante da aiqnp, pq há pessoas bem mais inteligentes e conhecedoras, mas falando só por mim,nunca li harrys nem códigos...

Mas nem sequer comparo os 2, nem preciso de perguntar ao Papa, para saber que o código de da vinci é mil vezes pior.Um livro que se baseia em mentiras sobre Jesus terá, forçosamente, de nos chocar mais do que 1 livro de ficção, que não pretende deturpar acontecimentos históricos.

pguedes disse...

aí está... dito e feito.

no comments silvas ;)

pguedes disse...

deixando o silveira tropeçar na ponta dos seus próprios pés (para onde só ele olha)...

passo agora a responder aguiar:

não aguiar, não... acredito que o efeito de um lobo mascarado de ovelha é bem pior do que um lobo que surge evidentemente.

Qd gritei: "o lobo mau não existe" quis dizer - amigos, não tenhais medo, pq ele está identificado foi estudado (lido) por quem sabe, não é o fim do mundo, saibamos lidar com a situação pensando sobre ela...

O problema desta aiqNp (silvas style) é q começam aos gritos histéricos enquanto um lobo evidente - e nunca disse o contrário - se aproxima do rebanho, e pq n pensam, deixam-se dormir, enfiam a cabeça debaixo da terra, enquanto que no rebanho pode existir outros lobos com pele de ovelha que tem uma finalidade concreta e "que actuam sem serem notadas".

Na minha opinião este tipo de lobos subliminares, podem ter um efeito 20x mais nefasto do que um lobo claramente identificado, pq se olhares à tua volta, todos os miudos e graudos gostam do harry potter mesmo antes antes que o Cristianismo na sua alma tenha crescido adequadamente.

Nota: ontem ao dirigir-me para o coro em Santa isabel reparei no sobrinho de um padre muito conhecido por nós, no meio da assembleia, com o último livro do harry bem exposto à sua frente.

Nota 2: Silvas, não fizeste tu parte da multidão que acorreu ao lançamento deste ultimo livro do Harry?...ah pois é.

Nota 3: já li 1 livro do harry... e gostei.

João Silveira disse...

"ontem ao dirigir-me para o coro em Santa isabel reparei no sobrinho de um padre muito conhecido por nós, no meio da assembleia, com o último livro do harry bem exposto à sua frente" - lanças o alerta po ser o harry potter, mas se fosse o codigo de da vinci aplaudias, pq temos de ler para estar informados.

Depois criticas-me por ter levado um amigo meu ao colombo para comprar o livro, quando tu próprio já leste..ñ percebo mto bem o fundamento desta critica.

Será que o lobo harry com pele de cordeiro afectou o teu discernimento? Realmente é mais perigoso do que eu pensava...

pguedes disse...

o perigo de discutir com quem não pensa é mesmo este - argumentos fracos. o que vale é q com um simples espirro eles caem:

(1) nunca aplaudi o código, bem pelo contrário.

(2) "levado um amigo meu ao colombo para comprar o livro"
(2.1) o amigo precisa de trela?
(2.2) confirma-se... estavas presente ;) - não critico mas é só para aprenderes a não cuspir para o ar...

(3) já li, gostei, mas continuo a ter a liberdade de pensar e achar que o livro pode ser um verdadeiro problema - anti tese de que só é católico quem não lê livros maus (regra nº1 do aiqNp)

(4) discernimento - continuo em verdadeiro e puro discernimento neste mundo

atchim... Silvas: só te resta dizer: Santinho!!

aproveito já para dizer: Obrigado

João Silveira disse...

eheheh...

"(2.1) o amigo precisa de trela?
(2.2) confirma-se... estavas presente ;) - não critico mas é só para aprenderes a não cuspir para o ar..."

tens o descaramento de falar em argumentos fracos e depois escreves isto?

Porque não fizeste uma manif à frente do colombo contra o lançamento do livro? Se é tao alarmante haver um sobrinho de "um padre" com o livro na mão, as pessoas devem ser avisadas da perigosidade desse livro quanto antes!

Já agora eu é q agradeço, pq estes teus comments dão sempre para rir a bandeiras despregadas (RBD)

pguedes disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Guedes, acho que cometes um erro crasso ao achar que o código não era, também ele, um lobo disfarçado de cordeiro.

Se tiveres em conta a falta de cultura doutrinária da esmagadora maioria das pessoas, que a torna extremamente permeável a toda a informação que lhe seja apresentada como factual, histórica e verdadeira e que o código (que já não sei se leste ou não, eu li) aproveita-se exactamente disso para espalhar uma mentira tamanha sob a forma de verdade absoluta, encontrarás obviamente um lobo mau muito bem disfarçado e ardiloso e que pode causar (e causou) fortes danos num rebanho pouco coeso e conhecedor do seu Pastor.
Entre um lobo que impede veladamente o nascimento de novas ovelhas e um que mata as que existem, qual é o pior? Provavelmente nenhum, são ambos igualmente maus.

No entanto, parece-me que tem sido mais eficaz o lobo código que o lobo potter...

João Silveira disse...

parece que o menino guedes recorre cada vez mais ao insulto e menos a argumentos lógicos/factuais...é próprio das pessoas em desespero. A Verdade vem sempre ao de cima, mais tarde ou mais cedo...

pguedes disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Guedes, desculpa ter que o dizer, mas tu és para este blog o que a Diana Andringa é para o Parlamento.
Passando á frente, não li nem um nem outro, tenho sido um militante anti-HP há longos anos, numa família (padre incluido) que devora todos os livros que vão saindo.
Mas sou contra por razões estúpidas e pessoais e não por razões teológicas. Não gosto de modas, mais nada. Acho piada o que o Cardeal Ratzinger escreveu sobre o livro (e não o Papa Bento XVI, existe uma diferença). Mas apenas isso, piada. Se amanhã surgir uma carta do Cardeal Ratzinger de 1984 a dizer que acha que o Futebol é perigoso porque afasta as pessoas da missa dominical, não vou deixar de ir à bola por isso.
Duvido que se possa comparar um livro com o outro. Para além dos argumentos já expostos, eu conheço pessoalmente, pessoas cuja fé foi prejudicada pelo Código da Vinci, ou então, que não eram crentes mas que, lendo o livro, ficaram ainda mais longe da Igreja do que já eram. Isso é muito grave.
Não ouvi falar de ninguém, e dúvido que exista, que se tenha afastado da Igreja por causa do Harry Potter. Tem muita piada irritar os aprendizes de feiticeiros deste mundo, a dizer que as crianças que o lêem, depois vão para a Serra de Sintra degolar galináceos, mas no fundo sabemos que isso não vai acontecer, e os que o fazem não é por ler o HP de certeza.

Pipos disse...

Guedes, eu li o 1º livro do HP e metade do 2º e fui tentar fazer o mesmo que o HP e n consegui! Bolas!

A sério, eu acho q ler o código não tem problema nenhum para pessoas cuja sua fé é bastante madura, e aquilo não afectará...mas a partir do momento em que há casos em que alguém se afasta da nossa igreja, temos de considerar o livro como mau e como um livro contra a nossa igreja, não podemos aconselhar ninguém a ler, mas também não devemos fazer escandalos e quase matar quem o lê.

Quanto ao HP, se fossemos por ai, quantos desenhos animados actuais deveriam acabar, as telenovelas deveriam acabar, muita ficção anda por ai, acabamos c tudo? Deixem as pessoas ler o livro, acho q é completamente indiferente e nem devemos fazer "casos" disto, só prejudicamos a nossa igreja...

Eu deixei de ler o livro, porque aquilo é estupido e não achei graça nenhuma e por isso desisti.

Pipos disse...

E será que essas ideias vêm só do HP?

e os outros 1000 livros, 111 desenhos-animados?

pguedes disse...

"Guedes (...) és para este blog o que a Diana Andringa é para o Parlamento."

Prémios atribuídos a Diana Andringa:

1985 - Prémio "Nova Gente" de Jornalismo, pelo trabalho sobre a guerra Irão/Iraque;

1988 - Prémio "Fernando Pessoa" de Jornalismo, criado pela Seguradora "Mapfre", por um artigo publicado no "Diário de Notícias";

1993 - Prémio de Jornalismo da FLAD, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, pelo documentário "Aristides de Sousa Mendes, o Cônsul injustiçado".

1994 - Prémio de Reportagem Televisiva do Clube de Jornalistas, pelo documentário "O Caso Big Dan's, Violação numa comunidade portuguesa"; Prémio de Reportagem Televisiva do Clube de Imprensa, pelo documentário "Aristides de Sousa Mendes, o cônsul injustiçado".

1995 - Prémio "Procópio" de Jornalismo.

1996 - Prémio "Repórter X", Clube de Jornalistas do Porto, por "Humberto Delgado, obviamente assassinaram-no"; menção honrosa do Festival de Documentário da Malaposta (com Mª João Rocha) por "Flora Gomes, identificação de um país"; Homenagem do mesmo Festival.

1998 - Menção Honrosa para “José Rodrigues Miguéis, um homem do povo na história da República”, Festival de Documentário de Vila do Conde.

para mais informações: http://www.jornalistas.online.pt/noticia.asp?id=405&idCanal=406

OBRIGADO FILIPE, por quem sois...

Tu estás para este blog como o Emplastro para este país.

para mais informações:
http://emplastro.no.sapo.pt
(in sapo: "Site em homenagem à personagem de 2º plano mais famosa do país! Também conhecido como Mongo-do-Porto ou Antalópiteco Invictu.")

Anónimo disse...

Ai Guedes... deve ser tão frustrante estar sempre QUASE lá...
Se eu dissesse que tu estavas para este blog como a Andringa está para o mundo jornalístico, ainda vá que não vá... agora gostava de te recordar que a última intervenção da Diana Andringa no Parlamento, onde está como independente do BE foi para negar a existência do arrastão.
A comparação não está em dizer coisas estúpidas, se bem que também tenhas a tua dose.
Está antes, em ver todos a rir histéricamente depois de cada coisa que dizes/escreves... se estivessem a rir contigo... mas não.

Quanto ao Emplastro, acabou, desapareceste da minha consideração. Essa mania das modinhas!... NÃO É EMPLASTRO, É ANIMAL!!!!
O Animal é uma figura que nos acompanha há uns dez anos no meio futebolístico. Há cerca de dois anos alguém viu o gajo, decidiu que era o primeiro a descobri-lo e chamou-o emplastro. Pegou, o Herman imortalizou, com o seu grande bom gosto, e a partir daí qualquer seguidorzinho de modas acha imensa piada ao "emplastro". Da-se! Faz lembrar o Gato Fedorento.
Por isso para ti, Guedes, em resposta ao emplastro, tenho a dizer:
"És tão boa!" "Fico chateado, é claro que fico chateado!" "É já a seguir, é que é já... a seguir!"

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Guedes, deves estar com um problema qualquer que não te deixa ler bem.

O Filipe referia-se à participação da Diana Andringa no Parlamento e não no jornalismo. Qual é a parte que não percebeste? Eu cá acharia uma ofensa ser comparado com ela, fosse em que campo fosse...

pguedes disse...

Filipe: Se soubesse que ao chamar te de Antalópiteco Invictu iria provocar essa diarreia intelectualodide de meia tigela, teria pensado duas vezes.

Aguiar: de facto no parlamento n têm sido muito boas as suas intervenções mas no sentido Jornalistico é de provocar inveja a qualquer ... pausa... ia agora "espirrar" outravez contra o filipe mas acho q já chega por hoje. :)

Ambos: este assunto do harry já esgotou... vamos os três opinar - como deve de ser (no sentido construtivo) no último post do Tiago.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Oh Guedes, tu até começaste bem a discussão, mas depois descambaste e entraste num nível que no mínimo é triste.

Ainda bem que resolveste pôr um ponto final nesta discussão. O tema do Tiago é bom mas mais complexo, daí ainda não ter intervindo.

Anónimo disse...

Ha ha! Fica sempre bem escrever mal "Intelectualoide".
É como acusar alguém de ser "Anaflabeto" ou de não conhecer a "hortografia"

Pipos disse...

Só para reforçar a ideia do Filipe...Emplastro, a "merda"!

ANIMAL desde sempre e quem acompanha o fenomeno do futebol, n o conhece desde que ele é moda, mas bem antes disso...

João Magriço disse...

Só por curiosidade, tb querem acabar com o Pinóquio porque exista a fada-madrinha que criou um menio a partir de um boneco de madeira? Ou o bambi e os 3 porquinhos porque os animais falam? Ou talvez a branca de neve e os 7 anões? Também tem um bruxa. Eu podia continuar porque tive uma infância muito feliz a ler estes livros e a ouvir as histórias.
Por favor, deixem as crianças ser crianças.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

E que dizer do próprio do Lobo Mau? LLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

Senzhugo disse...

Compota, quem és tu? lol

só para dizer uma coisa:
a problemática do HP relativamente ao Pinóquio, 3 porquinhos etc tem duas dimensões.

1. a magia e o misticismo são coisas obscuras que desconheço. talvez o Senza Paura te/nos possa esclarecer. Mas uma coisa te digo: há mais gente a recorrer a bruxas, curandeiras, etc do que talvez tu imagines. Sou advogado há poucos anos mas o suficiente para já ter conhecido gente da minha profissão que recorreu a esse tipo de coisas.

2. O outro problema do HP também não creio que nos afecte nem a ninguém que leia este blog: é que nas nossas histórias de infância está bem patente o conceito de bem, de mal, de boa acção, etc. Por isso fizeram parte do nosso processo educativo e os nossos pais nos deram a conhecer. No HP mistura-se tudo.
Ora, isto não é positivo para crianças em geral. Ainda hoje tive de dar uma palmada na minha sobrinha pq atirou o guardanapo para o chão, foi-se embora e teimou em não emendar o seu acto.
Há claramente uma fase da vida em que temos de saber o que se deve fazer e o que não se deve.
Estamos todos de acordo certo?
É aqui que o HP pode desestabilizar, ainda que acredite que não será assim tão perigoso nem motivo para tanto alarme, neste capítulo.

Senzhugo disse...

Olhem,

acabei de apanhar o filho de uma secretária cá do escritório a ver coisas no google sobre mitologia e a entrar em sites de mediuns, videntes ou lá o qu raio é.

Não lhe perguntei é se ele lê o Harry P. lol

Duarte 16 disse...

Toda esta conversa sobre Harry Potter comparado com o Código da Vinci parece-me uma estupidez! É mais que óbvio que não tem comparação o Código com o HP!Ja foi muita coisa dita sobre este assunto, mas nunca esquecer que quem disse aquilo sobre o HP foi um Cardeal, não o Papa.
Não me venham dizer que o HP é mais perigoso porque é um lobo disfarçado de cordeiro...please...

Ah Guedes, o amigo que o João levou ao lançamento do HP fui eu. Não preciso de trela não, preciso de boleia. Algum problema?Não me digas que agora se calhar o João foi "cumplice do crime..." aqui al´guém está a ficar paranóico....

Ah, please, acabem lá com a trampa da conversa da aiqp e aiqnp - já cansa.

Pipos disse...

segundo, alguem da Aiqnp, mesmo ele n sendo Papa, m sendo cardeal, temos de fazer sem pensar, está acima de nós...

Pipos disse...

apesar deste comentario, leiam o livro a vontade!

pguedes disse...

Dudu...

a frase que está noo post é mesmo do actual Santo Padre.

e apesar de se poder discutir muitas coisas acho q o que ele diz sobre este livro é evidente:

Harry potter: "...são seduções subtis, que actuam sem serem notadas e, deste modo, distorcem profundamente o Cristianismo na alma, antes que possa crescer adequadamente."

PONTO.

Duarte 16 disse...

Pedro - Atchim! - embora não perceba essa piada deve ser para este género.

Duarte 16 disse...

Quando ele disse isto era Cardeal, não Papa, percebes a diferença?

E eu até acho que para crianças o livro possa não ser bom, para CRIANÇAS, mas agora dizeres que o Código era menos perigoso é que eu não concordo de todo.

Domingueira disse...

E se não perdessem tempo com este livros? Há tantos livros bons e interessantes que devemos ler!

Senzhugo disse...

Olhem, ontem comprei um prémio pulitzer:
Gulag - uma história; de Anne Applebum, Ed. Civilização.

Cardeal ou Papa, a Igreja é una e a orientação não muda como quem muda de camisa.

mal de nós se assim fosse...

Dudu, claro que podes ler o HP.
abracer e continuem os comments.
Vamos chegar aos 50! até com a colaboração de Ajuda aos irmãos do Guedes que Sofrem lololol

Senzhugo disse...

Ah!!

E nós não somos amigos!

Nós somos Senzas!!! ...que é uma dádiva do Criador muito mais além que a mera amizade.

Muito muito muito muito mais além.

pguedes disse...

mt bom comentário hugo... de facto a palavra amizade pode já estar distorcida do significado que realmente ela tem. Proponho alteração da palavra amizade para Senza...

inésia disse...

eu li o 1º HP qdo saiu e achei q a autora fez uma óptima adaptação de alguns mitos gregos. n li os vossos 40 mil comentários, n há pachorra. vcs são msm chatinhos.