domingo, 24 de dezembro de 2023

Há 109 anos: Noite de tréguas na Primeira Guerra Mundial

A esperança que é dada à Humanidade pelo nascimento de Jesus, o amor familiar que Ele nos pede para dar, a humildade e partilha que durante a Sua vida exemplificou, são as razões para esse preenchimento de alma que a todos cativa. É pena que não se consigam perpetuar estes sentimentos de paz e união ao longo de todo o ano.

Certa noite, em plena guerra, separados por apenas algumas dezenas de metros, encontravam-se guardas britânicos e guardas alemães. Protegidos pelas suas respectivas trincheiras, os militares mantinham-se bem protegidos, e ao mínimo sinal, disparavam para matar a quem do lado inimigo se expusesse.

A lua cheia dessa noite clareava a cor escura do céu e deixava visível o campo que existia entre eles, destruído pelas explosões de até então e onde se encontravam os corpos dos soldados abatidos de ambos os lados. O silêncio imperava. Não se ouviam tiros nem nenhum soldado gritava de dores. O frio do Inverno era rigoroso.

Foi então que dentre o silêncio alguns militares alemães começaram a cantar a música “Stille Nacht, Heilige Nacht”. Os militares ingleses duplicaram a sua atenção e ficaram à escuta. A melodia não deixava dúvidas. Era da música “Silent Night”. Terminada a cantoria, o silêncio voltava a envolver o campo de batalha.

Passados uns segundos, um soldado inglês entusiasmado grita na sua própria língua “Boa alemães!” obtendo do outro lado a resposta “Feliz Natal ingleses! Nós não disparamos e vocês não disparam”.

Os ingleses, sem estarem certos da última parte da mensagem, voltaram a reforçar a atenção. Do outro lado, um militar alemão desarmado sai da sua trincheira e caminha em direcção às trincheiras inglesas. O lado inglês retribui enviando um soldado nas mesmas condições. Depois de algumas conversas, acordaram um período de tréguas.
Estamos na noite 24 de Dezembro. Durante aquela noite, as forças alemãs e forças inglesas enterraram os seus compatriotas e confraternizam. Ajudaram-se mutuamente a escavar sepulturas e conversaram sobre as suas terras e famílias. Trocaram cigarros e alimentos, riram-se das piadas que iam dirigindo uns aos outros… A língua não era impedimento. O recurso gestual era permanentemente utilizado e todos se entendiam.

No dia seguinte, dia de Natal, um sacerdote inglês celebrou a Missa ajudado por um ex seminarista alemão, que traduzia as orações. Todos rezaram o salmo 23 com que o sacerdote começou a missa: “O Senhor é o meu pastor: nada me falta. Leva-me a descansar em verdes prados e conduz-me às águas refrescantes. Reconforta a minha alma e guia-me por caminhos rectos, por amor do seu nome. Ainda que atravesse vales tenebrosos, de nenhum mal terei medo porque Tu estás comigo.” Dedicaram a missa aos seus colegas defuntos.

Depois, juntos, cozinharam o almoço e fizeram, dentro das possibilidades de um local de guerra, um banquete. Trocaram brasões da unidade e botões de uniforme como lembranças.

As forças inglesas, habituadas a ouvir e a ler nos jornais que os alemães eram bárbaros e sem escrúpulos, descobriram que estes eram em tudo idênticos a eles, com sentimentos e anseios, com famílias e amores, com esperanças e desejos de paz.

Após o almoço, surgiram duas equipas de futebol e, improvisando uma bola com trapos, defrontou-se um jogo. Os alemães venceram por três bolas a duas.
Paralelamente decorreu uma luta de boxe entre lutadores das duas nacionalidades. Bastante acesa, a disputa foi terminada com a separação dos lutadores, para que nenhum se aleijasse mais que o suposto. Seguido disto e de comum acordo geral, manteve-se o cessar-fogo por mais alguns dias. Fizeram-se amizades e partilharam-se experiências.

É hora de regressar. De despedidas feitas, cada nação regressou às suas trincheiras. Foram disparados vários tiros, de um lado e de outro, para o ar, como forma de aviso de que tudo estava de volta. A guerra era retomada. A Alemanha queria vencer e conquistar o espaço Inglês e a Inglaterra queria defendê-lo.

Muitas daquelas amizades, feitas uns minutos, umas horas, uns dias antes, terminaram com a morte. Morreram uns milhares de soldados. A guerra só terminou 4 anos depois, com a Alemanha derrotada.

Este foi o Natal, não oficializado, daqueles homens, em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, que ficou conhecida como a Trégua de Natal e que ocorreu numa linha de 43 km que ligava Ypres até ao Canal de La Bassée.

Tiago Rodrigues


blogger

2 comentários:

Maria José Martins disse...

Um verdadeiro Conto de Natal que, se não fosse real, dificilmente alguém teria conseguido imaginar tão PERFEITO!
Meu Deus, e toda esta cena nos comove e nos faz pensar, como tudo poderia ser melhor, se a Humanidade fosse liderada por pessoas diferentes, que em vez da GUERRA promovessem a PAZ!
Como aquele "pobres" soldados, talvez inocentes, relativamente ao motivo que os separava, longe das famílias, se UNIRAM e, tudo esquecendo, festejaram o Aniversário d/AQUELE, que-- para quem ACREDITA-- VEIO PARA ISSO MESMO: ENSINAR AOS HOMENS QUE TODOS SOMOS IRMÃOS, QUE TEMOS UM PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS E QUE, POR ISSO, NOS DEVEMOS AMAR, EM VEZ DE NOS DESTRUIR, UNS AOS OUTROS...
Obrigada por nos recordar este belo acontecimento, numa Época em que, talvez, TUDO o que acabámos de ler, esteja prestes a repetir-se, mas, agora, de uma forma muito mais subtil...mas GENERALIZADA, invadindo a nossa vida, em toda a linha...OBRIGANDO-NOS CINICAMENTE, A AFASTAR-NOS DAQUELES QUE MAIS AMAMOS, para que, isolados, fiquemos mais vulneráveis e, assim, mais facilmente possamos ser escravizados e destruídos!

Maria José Martins disse...


E a História repete-se!
Se há cento e tal anos, ainda havia sensibilidade Cristã, para que ambos os lados depusessem as armas e se abraçassem num Sinal Fraterno de concórdia, hoje, nem isso! Porque os "senhores da guerra", aqueles que a denunciam, enquanto veladamente a propagam, continuam a enganar os pobres incautos, provocando a CHACINA de um Povo inocente, que confiando nos algozes ainda se refugia em zonas que eles próprios lhe indica, para, depois, o massacrar sem dó nem piedade!
-"Ai Jerusalém, Jerusalém, se ao mesmo hoje, soubesses o que te traria a Paz..."
VEM SENHOR JESUS!!