2. "Para buscar a Deus, requer-se um coração despojado e forte, livre de tudo o que não é puramente Deus."
3. "Que felicidade o homem poder libertar-se da sensualidade! Isto não pode ser bem compreendido, a meu ver, senão por quem o experimentou. Só então verá claramente como era miserável a escravidão em que se estava."
4. "Adquire-se a sabedoria através do amor, do silêncio e da mortificação; grande sabedoria é saber calar e não inserir-se em ditos ou fatos e na vida alheia."
5. "O amor não consiste em sentir grandes coisas, mas em despojar-se e sofrer pelo Amado."
6. "Quem não busca a cruz de Cristo não busca a glória de Cristo."
7. "Quando tiveres algum aborrecimento e desgosto, lembra-te de Cristo crucificado e cala-te."
8. "A alma que busca a Deus e permanece nos seus desejos e comodismo, procura-O de noite, e, portanto, não o encontrará. Mas quem o busca através das obras e exercícios da virtude, deixando de lado os seus gostos e prazeres, certamente o encontrará, pois procura-O de dia."
9. "A mosca que pousa no mel não pode voar; a alma que fica presa ao sabor do prazer sente-se impedida em sua liberdade e contemplação."
10. "Por causa de prazeres passageiros, sofrem-se grandes tormentos eternos."
11. "Quem se queixa ou murmura não é cristão perfeito, nem mesmo bom cristão."
2 comentários:
Quanto mais leio e aprecio a vida dos Santos, cada vez fico mais receosa da nossa Salvação: como não valemos mesmo, mas mesmo, NADA!
Como é possível que, depois de todos os conselhos destes Grandes Doutores da Igreja--e convém REFORÇAR, que foram Escolhidos por Deus, para nos servirem de Exemplo-- alguém OUSE apregoar, que todos se Salvam...sem um enorme esforço ou até SEM CONVERSÃO?
Pois, não fosse acreditar na Imensa Misericórdia Divina--mas Aquela que não dispensa a MUDANÇA e o ARREPENDIMENTO--era caso para morrer de MEDO!
" A maior necessidade que temos para progredir é calar o apetite e a língua diante deste grande Deus pois a linguagem que Ele mais ouve é o amor calado." (in "Ditos de luz e amor"- S. João da Cruz)
Enviar um comentário