sexta-feira, 16 de junho de 2023

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus em Portugal

A Rainha D. Maria I conheceu a mensagem de Santa Margarida Maria Alacoque e soube que o Senhor desejava "entrar com pompa e magnificência na casa dos príncipes e dos reis, para aí ser honrado tanto quanto foi ultrajado, desprezado e humilhado na sua Paixão". Procurou, pois, empenhadamente, cumprir e fazer cumprir, nos seus Reinos e Domínios, todos os pedidos que o Senhor dirigia, em vão, ao Rei de França. [...]

Mandou erigir em Lisboa uma grandiosa basílica, a primeira do mundo inteiro, dedicada ao culto do Sagrado Coração de Jesus, a fim de propagar em Portugal esta devoção. Colocou, pelas suas próprias mãos, a primeira pedra e inaugurou-a solenemente a 14.11.1789. Fundou pouco depois o primeiro convento português da Ordem da Visitação, a Ordem de Santa Margarida Maria.[...]

Anos antes, e como já se disse na introdução deste livro, a Rainha pedira ao Papa Pio VI que aprovasse para Portugal o Ofício e a Missa do Sagrado Coração, já concedidos à Polónia. O Papa aprovou o pedido, concedendo Ofício e Missa próprios para Portugal, além de particulares indulgências. [...]

Pediu ainda a Piedosa que o dia que a Igreja consagra ao Coração de Jesus fosse considerado santificado no calendário litúrgico português. O Papa também aprovou.

Finalmente, em 7 de Julho de 1779, a soberana obteve do Papa a autorização para consagrar os seus Reinos e Domínios ao Sagrado Coração de Jesus.

Espalhou-se por Portugal inteiro esta devoção. Fundam-se numerosas confrarias, erigem-se capelas, igrejas e santuários. Inicia-se um luminoso percurso, que iria levar a devoção ao Coração divino do Redentor a todas as terras que prosperavam, então, debaixo da sombra bendita da Bandeira das Cinco Chagas.

António Carlos de Azeredo in 'Santa Margarida Maria e a devoção em Portugal ao Sagrado Coração de Jesus'


blogger

3 comentários:

Maria José Martins disse...


À medida que vou tendo, através destes Blogs, a verdadeira explicação de todas estas Devoções, lembro a minha infância, quando nas paróquias e nas famílias elas eram divulgadas e literalmente vividas, pela maioria dos crentes.
Recordo-me de ver em casa de quase todos os meus familiares, tios e avós, os quadros do Coração de Jesus e de Maria, correspondentes à Sua Entronização nas famílias, com as devidas Consagrações. Assim como, os párocos instituírem a Confissão mensal, precisamente, no princípio de cada mês, de forma a abranger a Devoção aos cinco primeiros sábados e às nove primeiras sextas feiras, pedidos de Nossa Senhora e de Jesus, respetivamente. E convém referir que a igreja ENCHIA!!!
Mas, de repente, ACABOU TUDO; ou quase TUDO!
Claro, como criança, não me apercebi do porquê! Contudo, hoje, mais esclarecida, devo concluir que é mais uma das consequências do TAL SECULARISMO HUMANISTA, que camufladamente ou de forma leviana, mas arrogante, quis ultrapassar a Vontade de Deus e a Sua Ajuda, rejeitando OS PEDIDO DE JESUS E DE MARIA, porque no seu cumprimento, a Igreja e a Humanidade, somente, beneficiariam.
E se a intenção era fazer REAVIVAR e FORTALECER, ESPIRITUALMENTE, a Igreja, alegando que tudo era feito mecanicamente ou supersticiosamente, os resultados estão à vista! Hoje, nem uma coisa nem outra, enquanto os centros espíritas, as cartomantes, as aulas de reiki e Yoga proliferam cada vez mais, em detrimento da VERDADE, que apenas a Igreja de Jesus Cristo--ROMANA, UNA, SANTA, CATÓLICA e APOSTÓLICA--INCORPORA e REPRESENTA!
Assim, no meio desta confusão toda, porque, ainda me custa a entender como pessoas, com responsabilidade acrescida, possam ter posto em causa DEVOÇÕES, pedidas por Deus, rotulando-as de "devoçõezinhas...ao mesmo tempo que as desprezaram e continuam a desprezar, para não dizer, PERSEGUIR!
Que Deus tenha Misericórdia e nos perdoe tanta VAIDADE, tanta ARROGÂNCIA e tanta INCÚRIA!
E que os PEQUENINOS, a quem o Pai Se Revela, como ainda hoje ouvi na Missa, continuem a fazer as delícias desses CORAÇÔES tão DESPREZADOS e OFENDIDOS--Jesus e Maria-- e consigam ATRAIR as Suas Bênçãos, minimizando o CASTIGO, que realmente merecemos!

Anónimo disse...

Só uma correção, para conhecimento. Diz-se aqui no nordeste do Brasil, em especial em Sergipe, que a primeira igreja dedicada ao Sagrado Coração não foi a citada no texto, mas a erguida pelos jesuítas em torno de 1700 na cidade de Laranjeiras Sergipe.

Anónimo disse...

Amen🙏🏻