segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Cronologia de acontecimentos até à condenação do Cardeal Pell

Em Março de 2019 o Cardeal George Pell foi preso por supostos abusos sexuais de menores, num processo que tem sido acusado de ser uma farsa e uma autêntica caça ao homem. O Cardeal de 78 anos ficou confinado a uma cela em isolamento, durante 23 horas por dia, impedido de rezar Missa e rezar o Breviário. 

Há poucos dias soube-se que o apelo contra a sentença foi negado. Apresentamos aqui uma cronologia das acusações, juntamente com algumas descobertas "estranhas" feitas pelo Cardeal Pell enquanto chefe das finanças do Vaticano:

Março de 2013 - A polícia de Victoria organizou a “Operação Tethering”, uma investigação que atacou o Cardeal Pell antes de quaisquer alegações formais de delitos sexuais históricos terem sido feitas. A investigação transformou-se em “operação” em Abril de 2015 com base em alegações de “comportamento inadequado” por Pell, mas sem acusações de conduta criminosa.

Fevereiro de 2014 - O Papa Francisco nomeia o Cardeal Pell Prefeito da Secretaria da Economia, tornando-o chefe das finanças do Vaticano e a terceira figura mais importante da hierarquia da Igreja.

Março de 2014 - Pell compareceu perante a comissão real em Sydney, que afirmou que ele deveria ter exercido maior supervisão sobre a luta contra uma reivindicação legal da vítima de abuso, John Ellis. O litígio "foi muito disputado, talvez muito bem combatido pelos nossos representantes legais", disse ele.

Agosto de 2014 - Pell comparece diante da comissão real em Melbourne e defende o seu programa de resposta em Melbourne para vítimas de abuso sexual.

Dezembro de 2014 - O cardeal Pell diz que o seu departamento encontrou milhões de euros "escondidos" em Dicastérios vaticanos, fora dos balanços patrimoniais. O montante consistia em 94 milhões de euros na Secretaria de Estado, mais tarde seguido pela descoberta de quase mil milhões de euros em vários outros Dicastérios.

Junho de 2015 - A comissão real anuncia que o Cardeal Pell comparecerá num segundo conjunto de audiências na arquidiocese de Ballarat. O Cardeal diz que está preparado para voltar à Austrália para prestar depoimento, mas razões de saúde impedem-no de fazê-lo, e por isso ele testemunha por vídeo a partir de Roma.

Abril de 2016 - A Secretaria de Estado do Vaticano anuncia a suspensão da primeira auditoria externa do Vaticano sem consultar o Cardeal Pell. "Eles temem que a auditoria descubra informações que não querem descobrir e estão preocupados em perder o controle soberano sobre as finanças do Vaticano", disse uma fonte ao National Catholic Register. "O que eles querem é livrar-se do Cardeal Pell."

Julho de 2016 - O Papa Francisco emite um motu proprio, devolvendo a administração dos bens da Santa Sé à APSA, contrariando o processo de remoção de poderes que havia sido entregue à Secretaria da Economia quando foi criado, em 2014.

Outubro de 2016 - Detectives australianos voam para Roma para entrevistar Pell sobre alegações de abuso sexual infantil, incluindo abuso de dois coristas na catedral de Melbourne. Durante a entrevista, Pell rejeita as alegações como "uma carga de lixo absoluto e vergonhoso". 

10 de Maio de 2017 - A APSA instrui, unilateralmente, os departamentos do Vaticano a fornecer informações a um auditor externo, uma medida rejeitada pelo Cardeal Pell e pelo auditor geral do Vaticano, Libero Milone. Numa carta ao Papa obtida pelo National Catholic Register, o Cardeal Pell diz acreditar que "graves irregularidades" na APSA indicam que o Vaticano poderia estar a aproximar-se do "momento da verdade" nas reformas económicas.

29 de Junho de 2017 - O cardeal Pell é acusado de múltiplas ofensas sexuais e e intimado a comparecer na corte de magistrados de Melbourne a 26 de Julho. Ele protesta vigorosamente a sua inocência mas voluntaria-se para voar para a Austrália para limpar o seu nome, embora pudesse invocar imunidade diplomática.

1 de Maio de 2018 - A magistrada Belinda Wallington ordena que o Cardeal Pell seja julgado por um júri por alegações de múltiplas ofensas sexuais, embora muitas das alegações mais sérias sejam rejeitadas. O primeiro julgamento está relacionado a alegações de que Pell abusou sexualmente de dois meninos do coro na Catedral de St. Patrick, em 1996 e 1997, quando era Arcebispo de Melbourne. O segundo julgamento está relacionado a alegações de que o Padre Pell molestou meninos na piscina de Ballarat nos anos 70.

20 de Setembro de 2018 - O julgamento é declarado nulo, porque os jurados não conseguiram chegar a um veredicto de maioria. Alguns relatos dizem que o veredicto foi de 10 a 2 a favor de Pell, mas isso não foi totalmente provado.

11 de Dezembro de 2018 - Outro júri emite um veredicto unânime de culpa em todas as cinco acusações de abusar de dois rapazes na Catedral de St. Patrick, depois de menos de quatro dias de deliberação. 

Edward Pentin in National Catholic Register 


blogger

Sem comentários: