quinta-feira, 9 de outubro de 2025

São Dionísio pregou um sermão depois de ter sido decapitado

Decapitado durante a perseguição dos católicos pelo Imperador romano Décio, São Dionísio levantou a própria cabeça e pregou um sermão sobre o arrependimento.

Pouco se sabe sobre Dionísio, excepto que foi Bispo de Paris no século III d.C. Ele foi enviado de Itália para converter os gauleses sob o Papa Fabiano, tornando-o um dos "apóstolos dos gauleses".

Juntamente com os santos Rústico e Eleutério, se estabeleceu-se na Île de la Cité, uma ilha no rio Sena. Dionísio e os seus companheiros eram famosos pela capacidade de evangelizar. Eram tão eficazes na conversão de pessoas que os líderes romanos pagãos ficaram alarmados com a perda de seguidores.

O governador romano local ordenou a detenção e prisão do trio. Acabaram por ser decapitados na colina mais alta de Paris, hoje conhecida como Montmartre ou "Montanha dos Mártires".

A tradição conta que, depois de ter a sua cabeça cortada, Dionísio pegou nela e caminhou vários quilómetros desde o topo da colina, pregando um sermão sobre o arrependimento durante todo o caminho. O local onde terminou o seu sermão e realmente morreu foi marcado por um pequeno santuário que hoje é conhecido como a Basílica de São Dionísio, o local de sepultura dos reis de França desde o século X até ao século XVIII.

São Dionísio é o cefalóforo mais famoso - literalmente “portador da cabeça” - descrito na hagiologia. O seu martírio único tornou-se objeto de arte ao longo da história, pintado e retratado em mármore. A sua festa, juntamente com os Santos Rústico e Eleutério, é celebrada no dia 9 de Outubro.



blogger

4 comentários:

Anónimo disse...

Fui ver. Pois consta que depois de morto andou a passear por Montmartre com a cabeça pelo braço. Bem que fazia falta hoje para afugentar os turistas. Era um instante enquanto desapareciam dali.

Anónimo disse...

" Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura, para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza, para envergonhar os fortes..."-- Corintios ( 1: 27 )
"... exaltou os humildes e depôs do trono os poderosos...encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias..."

Anónimo disse...

Acerca de perseguições, hoje 11 de Outubro celebremos S. João XXIII (https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/10/11/s--joao-xxiii--papa.html), e demos graças a Deus pelo dom que foi a sua vida terrena e por tudo quanto nos deixou, principalmente pelo Concílio Vaticano II e Magistério da Igreja! Bendito seja Deus

Anónimo disse...

Que Deus me perdoe, mas fartei- me de rir, com o primeiro comentário.
Estou a ver que a fobia aos turistas é geral...porém, se isso acontecesse, acredito que não fugiriam apenas os turistas...
Mas falando a sério: se Deus permitiu esse milagre é porque aquele Povo ainda o merecia e, talvez, muitos se tenham convertido, o que, hoje, com tanta Ciência inútil, os " doutores esquisitos", segundo Jesus, inventariam logo, uma explicação demagógica, para o acontecimento...