Santo Ireneu de Lião, em grego Εἰρηναῖος [pacífico], em latim Irenaeus, (ca. 130 — 202) foi um bispo grego, teólogo e escritor cristão que nasceu, segundo se crê, na província romana da Ásia Menor Proconsular - a parte mais ocidental da actual Turquia - provavelmente Esmirna.
O livro mais famoso de Ireneu, tem como título: Contra as Heresias (Adversus Haereses, ca. 180 d.C.), é um ataque minucioso ao gnosticismo, que era uma séria ameaça à Igreja primitiva e, especialmente, ao sistema proposto pelo gnóstico Valentim. Como um dos primeiros grandes teólogos cristãos, ele enfatizava os elementos da Igreja, especialmente o Episcopado, as Escrituras e a Tradição. Ireneu escreveu que a única forma de os cristãos se manterem unidos era aceitarem humildemente uma autoridade doutrinária dos concílios episcopais.
Os seus escritos, assim como os de São Clemente e Santo Inácio, são tidos como evidências iniciais da primazia papal. Ireneu foi também a testemunha mais antiga do reconhecimento dos 4 evangelhos canónicos.
in Pale Ideas
Sem comentários:
Enviar um comentário