É o amor desordenado da nossa própria glória.
Daqui nasce a ambição, que gera as intrigas, a hipocrisia, os respeitos humanos. Daqui nascem a mentira, as desculpas intermináveis, a jactância, a obstinação no juízo próprio, as contendas, a discórdias.
Daqui nascem também o egoísmo e a inveja, que dão ocasião a uma infinidade de pecados contra a caridade: sente-se uma pessoa mortificada com o feliz êxito dos outros, alegra-se com os seus infortúnios ou faltas, despreza-os no seu interior por simples suspeitas, julga-os temerariamente e rouba-lhe muitas vezes a estima do próximo com a maledicência, calúnia, insinuações malévolas, etc.
P. Bruno Vercruysse, SJ - A vida e doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo
2 comentários:
E, perante tudo isso, não é por acaso, que a maior virtude, a mais amada e reconhecida por Deus seja a HUMILDADE!
"Sua terra está cheia de prata e de ouro; não há fim para seus tesouros;; sua terra está cheia de cavalos: não há fim para seus carros; sua terra está cheia de ídolos, e adoram a obra das suas mãos, aquilo que os seus dedos fizeram. O homem se rebaixa, o varão se humilha; mas tu não lhes perdoes! " ( Is. 2, 7-9)
Enviar um comentário