sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

O puritanismo da Lei Seca

Há 106 anos, nos Estados Unidos, entrava em vigor a “Lei Seca”, isto é a proibição da produção, venda, transporte, importação e exportação de bebidas alcoólicas. Esta lei é um reflexo da influência de certas correntes protestantes que não conseguem ver a justa medida das coisas e por isso vêem o mal onde ele não existe.

Beber um copo de vinho ou uma cerveja, à refeição por exemplo, não é errado, a não ser que se tenha feito algum voto de não consumir bebidas alcoólicas ou que aquela bebida influencie decisivamente a pessoa a perder a recta razão.

O abuso do álcool traz consequências graves para a própria pessoa e para o bem-comum. Mas esse abuso combate-se com a educação, desde pequeno, na virtude da temperança, que neste caso nos ajuda a decidir o que comer e beber na justa medida, e não tudo o que nos aparece à frente.

Claro que vai existir sempre quem se recuse a fazer o esforço de ser virtuoso, e enfie pela goela abaixo qualquer coisa que tenha o menor (ou o maior) teor alcoólico. Mas é impossível acabar com isso por decreto. É caso para dizer: “bêbados sempre os tereis”.


blogger

Sem comentários: