quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Santa Ágata, Virgem e Mártir

O culto desta santa foi muito popular na Antiguidade. Ágata (ou Águeda) nasceu na Catânia (na Sicília), d’uma família nobre e rica. A sua beleza atraiu a atenção do Cônsol da cidade, Quinto, que a pediu em casamento. Ágata recusou-se porque se tinha consagrado a Deus com um voto de virgindade.

O jovem rejeitado, depois de ter posto em movimento inutilmente todas as suas influências para convencer Ágata a casar com ele, incluindo entregá-la a uma mulher depravada e mestra de intrigas amorosas, denunciou-a como cristã.

Severamente torturada, Ágata ficou firme no seu proposito mesmo quando lhe foram amputados os seios. Lançada na prisão, foi milagrosamente curada. Morreu a 5 de Fevereiro de 251, em consequência de novos e bárbaros tormentos, sob os olhos dos algozes admirados e edificados pelo seu heroísmo.

Ágata é venerada como protectora de Catânia, pois, no primeiro aniversário da sua morte, a população fez uso do véu que cobria o seu sarcófago como escudo contra a erupção do vulcão Etna. Isto salvou a cidade que estava prestes a ser submersa pela lava incandescente.

O culto de Ágata difundiu-se muito cedo da Sicília a Roma e ao resto da península itálica. O seu nome, no século VI, foi inserido nos cânones dos ritos romano, ambrosiano e de ravenna. Santa Ágata é ainda invocada contra as erupções do Etna e é considerada protectora contra os incêndios. Também é intercessora contra as doenças mamárias.


blogger

Sem comentários: