quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Dia dos 3 arcanjos

Hoje é o dia dos três arcanjos!

Cá em casa temos especial devoção a S. Miguel, por isso sei mais sobre este do que sobre os outros. Confesso, não sei nada sobre os outros... (além de que S. Gabriel é o anjo da Anunciação)

Há várias referências a este arcanjo na Bíbila. As representações de S. Miguel possuem sempre uma espada, pois ele tem como epíteto "príncipe das milícias celestes", e uma balança, pois, como condutor dos mortos até ao céu, é também ele que pesa as almas ( há, todavia, interpretações que conferem à balança a tarefa de pesar o Bem e o Mal). Miguel significa "Quem como Deus?". Esta denominação advém de uma disputa entre Lúcifer e o Arcanjo, na qual aquele o instigava à rebelião contra Deus. "Quem como Deus?" foi a resposta do Arcanjo.

São Miguel Arcanjo está directamente relacionado com a história do nosso país, pelo que foi aclamado Anjo da Paz, Anjo Custódio da nação, ou, simplesmente Anjo de Portugal. Penso que a primeira aparição ou milagre de S. Miguel da Ala data de 1147, na batalha de Santarém. O arcanjo apareceu a D. Afonso Henriques e este, após a tomada da então vila aos mouros, fundou uma ordem militar, que tinha como objectivos defender a Fé católica romana, proteger a Família Real, defender a nação, auxiliar os pobres, e propagar a devoção ao Arcanjo S. Miguel. A ordem, sempre liderada pelos chefes da Casa Real, persistiu ao longo dos séculos, com alguns percalços, existindo mesmo nos dias de hoje com o nome Real Irmandade de São Miguel da Ala, aprovada pela Santa Sé, tendo como Grão Mestre S.A.R. o Duque de Bragança e como lema "Quis ut Deus" (Quem como Deus).

Para mais informações, não percam as cenas dos próximos episódios.

blogger

9 comentários:

Senzhugo disse...

1. Eu nasci na Clínica de S. Miguel! De lá vim, para lá voltarei (pq agora é "casa senior" jejeje).

2. Pipos: Anjo... Custódio, hã?

Duarte 16 disse...

Eu tb nasci lá! Inesinha, tas em grande!bjss

inésia disse...

Huguinho e com S. Miguel tb hás-de voltar ao Pai!

inésia disse...

q private é essa c o Pipos?

Pipos disse...

Mto bom....EU TAMBÉM NASCI LÁ...Adoro dizer nasci na Clinica de S.Miguel, que é em ALVALADE! e ter no BI, ALVALADE... na próxima actualização, vou ver se é possivel, por ALVALADE XXI...

Anjo Custódio allez allez!!

Pipos disse...

e o Anjo Varela vem a caminho :)

Domingueira disse...

Nocas,
Vê-se mesmo que és cá das minhas...

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Também eu nasci em Alvalade, Clínica de S. Miguel!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Gregório Magno (cerca de 540 – 604) papa e doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho

“Bendizei o Senhor, vós seus anjos, que servis a sua palavra” (Sl 102,20)

Que há anjos, muitas páginas da Sagrada Escritura o atestam… Mas é preciso saber que a palavra “anjo” designa a sua função: ser mensageiro. E chamamos “arcanjos” aos que anunciam os grandes acontecimentos. Foi assim que o arcanjo Gabriel foi enviado à Virgem Maria; para este ministério, para anunciar o maior de todos os acontecimentos, impunha-se enviar um anjo da mais alta estirpe…
De igual forma, quando se tratou de manifestar um poder extraordinário, foi Miguel que foi enviado. Na verdade, a sua acção, tal como o seu nome que quer dizer “Quem como Deus?”, fazem compreender aos homens que ninguém pode realizar o que compete apenas a Deus. O antigo inimigo, que desejou por orgulho fazer-se semelhante a Deus, dizia: “Eu escalarei os céus; erigirei o meu trono acima das estrelas; serei semelhante ao Altíssimo” (Is 14,13). Mas o Apocalipse diz-nos que, no fim dos tempos, quando for abandonado à sua própria força, antes de ser eliminado pelo suplício final, ele terá de combater contra o arcanjo Miguel: “Houve um combate nos céus: Miguel e os seus anjos combateram contra o Dragão. E também o Dragão combatia com os seus anjos; mas não venceu e foi precipitado no abismo” (Ap 12,7).
À Virgem Maria, foi então Gabriel, cujo nome significa “Força de Deus”, que foi enviado; não é verdade que ele vinha anunciar aquele que quis manifestar-se numa condição humilde, para triunfar do orgulho do demónio? Foi, pois, pela “Força de Deus” que foi anunciado aquele que vinha como “o Senhor dos exércitos, poderoso nos combates” (Sl 23,8).
Quanto ao arcanjo Rafael, o seu nome significa “Deus cura”. Na verdade, foi ele que livrou das trevas os olhos de Tobias, tocando-os como toca um médico vindo do céu (Tb 11,17). Aquele que foi enviado para cuidar o justo na sua enfermidade merece bem ser chamado “Deus cura”.