domingo, 4 de dezembro de 2011

Presépio anuncia que uma nova humanidade é possível - Aura Miguel

A ideia surgiu pela primeira vez em 1223. Nesse ano, Francisco de Assis, em vez de festejar o Natal dentro da Igreja, resolveu fazê-lo num ermitério da floresta de Greccio: levou para lá uma vaca, um burro e uma manjedoura… para assim explicar melhor o mistério do Natal às pessoas comuns.
Francisco terá explicado aos seus amigos que ver “com os olhos do corpo” o Menino Jesus humildemente deitado numa manjedoura, ajuda a acreditar “com os olhos do espírito” na sua divindade.

Desde então, o costume espalhou-se pelo mundo cristão e Portugal é dos países onde a tradição é mais antiga e popular. Aliás, a variedade dos presépios portugueses é de uma fascinante riqueza – de Estremoz a Braga; de Machado de Castro aos santeiros populares, presépios de bolso, e outros gigantes, com figuras e cenas da vida quotidiana - uns mais bonitos que outros, mas todos culminam na manjedoura, sinal maior da nossa esperança. E esperança que nunca desilude.

É que o presépio anuncia a todos que uma nova humanidade é possível, porque Deus se fez homem, entrou na história e habita entre nós, para estar connosco até ao fim dos tempos.


blogger

Sem comentários: