quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Discurso de agradecimento do Cardeal Bertone ao Papa Bento XVI

Beatíssimo Padre,

Com sentimentos de grande comoção e de profundo respeito, não apenas a Igreja, mas todo o mundo, recebeu a notícia da Vossa decisão de renunciar ao ministério de Bispo de Roma, sucessor do Apóstolo Pedro. Não seríamos sinceros, Santidade, se não lhe disséssemos que nesta tarde há um véu de tristeza sobre nosso coração. Nestes anos, o seu Magistério foi uma janela aberta sobre a Igreja e sobre o mundo, que fez penetrar os raios da verdade e do amor de Deus, para dar luz e calor ao nosso caminho, também e sobretudo, nos momentos em que as nuvens ficaram densas no céu.

Todos nós compreendemos que é exatamente o amor profundo que Vossa Santidade tem por Deus e pela Igreja lhe impulsionou a esse acto, revelando aquela pureza de alma, aquela fé robusta e exigente, aquela força da humildade e da mansidão, junto à uma grande coragem, que caracterizaram cada passo de Sua vida e de Seu ministério, e que podem vir somente do estar com Deus, do estar à luz da Palavra de Deus, do subir continuamente a montanha do encontro com Ele e depois descer a Cidade dos homens.

Santo Padre, há poucos dias atrás, com os seminaristas da sua diocese de Roma, deu uma lição especial, dizendo que como cristãos sabemos que o futuro é nosso, o futuro é de Deus, e que a árvore da Igreja cresce sempre de novo. A Igreja renova-se sempre, renasce sempre. Servir a Igreja na firme consciência que não é nossa, mas de Deus, que não somos nós quem a construímos, mas é Ele; poder dizer-nos com verdade a palavra evangélica: “Somos servos inúteis. Fizemos o que deveríamos fazer” (Luc 17, 10), confiando totalmente no Senhor, é um grande ensinamento que Vossa Santidade, mesmo com esta sofrida decisão, dá não somente a nós, Pastores da Igreja, mas a todo o povo de Deus.

A Eucaristia é um render graças a Deus. Nesta tarde queremos agradecer ao Senhor pelo caminho que toda a Igreja fez sob a direcção de Vossa Santidade e queremos dizer-lhe do mais íntimo do nosso coração, com grande afecto, comoção e admiração: obrigado por nos ter dado o luminoso exemplo de simples e humilde servo da vinha do Senhor, um trabalhador que soube realizar em cada momento aquilo que é mais importante: levar Deus aos homens e levar os homens a Deus. Obrigado!


blogger

Sem comentários: