quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ignorância sobre o casamento não é razão para mudar doutrina

Só porque muitos Católicos não percebem o ensinamento da Igreja sobre a indissolubilidade do casamento não significa que a Igreja possa mudar esse ensinamento, disse o Cardeal Gerhard Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé

Falando com os repórteres a 25 de Fevereiro - apenas dois dias depois do Colégio de Cardeais se reunir durante dois dias para discutir sobre o cuidado pastoral a ter com as famílias - ele disse que a grande difusão da falta de conhecimento entre os Católicos sobre a doutrina da Igreja era "lamentável". 

No entanto, só porque as pessoas não percebem a palavra de Jesus não significa que possa ou deva ser mudada, disse ele. "Seria paradoxal se a Igreja dissesse: 'Visto que nem toda a gente saber a verdade, a verdade deixa de ser obrigatória para o futuro.'" 

Não permitir aos recasados divorciados e aos casados civilmente acesso à Eucaristia "não tem a ver com a minha opinião", disse o Cardeal Müller; reflecte uma longa história de ensinamento e doutrina da Igreja. 

Depois da Arquidiocese de Friburgo, na Alemanha, dizer que tornaria mais fácil para os Católicos divorciados recasados receberem a Comunhão, o Cardeal Müller escreveu um artigo no Verão passado -- publicado num jornal alemão e em várias línguas do jornal do Vaticano -- a contradizer qualquer expectativa de que a Igreja Católica iria afrouxar a sua disciplina sobre receber os sacramentos. 

A atenção pastoral aos Católicos não pode ir contra a doutrina, disse o Cardeal aos jornalista a 25 de Fevereiro. "A doutrina e o cuidado pastoral são a mesma coisa. Jesus Cristo como pastor e Jesus Cristo como mestre com a sua palavra não são duas pessoas diferentes", disse ele. 

Apesar do Papa Francisco ter pedido uma nova aproximação pastoral que seja criativa, corajosa e caridosa, o Cardeal Müller disse que quaisquer que sejam estas aproximações, não podem ir contra a vontade de Jesus. 

O sacramento do matrimónio vai permanecer uma ligação indissolúvel entre marido e mulher e o ensinamento não pode ser mudado, disse ele. Quaisquer novas aproximações "têm que aprofundar o conhecimento" e a compreensão que as pessoas têm desse ensinamento. 

Muitos Católicos "pensam que o casamento é apenas uma reunião festiva celebrada na Igreja, mas os esposos estão a fazer um juramento, a prometer viver totalmente um para o outro, em corpo e alma, na Fé e na Graça de Deus", disse ele. 

"Não há solução, visto que o dogma da Igreja não é apenas uma teoria criada por teólogos"; representa "a palavra de Jesus Cristo, que é muito clara. Eu não posso mudar a doutrina da Igreja." 

O Cardeal Müller falou com os repórteres minutos antes de uma conferência para apresentar o seu novo livro sobre a pobreza. Sentado ao seu lado na apresentação do livro estava o Cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, com quem ele discordou publicamente sobre a aproximação da Igreja aos Católicos divorciados e casados civilmente. O tópico do casamento não surgiu durante a apresentação. Carol Glatz in Catholic News Service


blogger

Sem comentários: