domingo, 4 de maio de 2014

Na Missa com o Cardeal Burke, em Roma

O blog Senza esteve em Roma nos dias da Canonização dos Santos João XXIII e João Paulo II. No meio das nossas muitas aventuras, entrámos por acaso numa igreja - a Igreja de Santa Ana, dentro dos muros do Vaticano - e deparámo-nos com Sua Eminência o Cardeal Burke a celebrar a Santa Missa.

Quem é que estava a assistir? O rapazinho americano de 15 anos que ia ser crismado, a sua família mais chegada (poucas pessoas) e uma série de turistas que não conseguiram resistir à beleza da liturgia.

A Missa foi celebrada na Forma Ordinária do Rito Romano, em Latim e com canto gregoriano. É impressionante como basta simplesmente seguir o Missal para que a Liturgia da Missa, desejada e desenhada pela Santa Igreja, ajude muito os fiéis a aproximarem-se daquilo que é a verdade sobre Missa - o Céu na terra.


A homilia, proclamada em inglês (americano), foi muito interessante. Depois de referir que o poder dos Bispos para crismar vem directamente dos primeiros Apóstolos, a quem o próprio Jesus deu este poder, o Cardeal Burke explicou qual o próximo passo da vida deste rapazinho americano de 15 anos, que também se pode aplicar a cada um de nós.

Basicamente, uma vez recebido o Crisma, o que este rapazinho devia fazer era suplicar insistentemente a Deus para que Ele lhe mostrasse qual a sua vocação. Depois era fácil: bastava ser dócil e generoso ao que Deus pedisse, quer isso fosse o matrimónio, o celibato no meio do mundo, a vida consagrada (religiosa) ou o sacerdócio. É interessante notar a distinção que o Senhor Cardeal fez entre as vocações do celibato no meio do mundo e a da vida consagrada, algo que poucas pessoas parecem conhecer nos dias de hoje.

Mais ainda, nesse mesmo dia o Cardeal tinha já dito que a vocação era uma outra maneira de falar no nosso caminho de salvação. Ou seja, a forma que Deus tem para nos levar para o Céu não é mais que o cumprimento da nossa vocação!


blogger

1 comentário:

Maria de Fátima disse...

Muito bom.
Um dia vou querer assistir a essa "missa - o céu na terra" (que já li)