segunda-feira, 16 de março de 2015

Marcar impacto - O segredo do Padre Pio

Há uns dias, aqui no Senza, publicámos um excerto de um livro que falava dos sucessos do Santo Cura d'Ars só pela sua Fé na Presença Real de Jesus no Santíssimo Sacramento. Como era possível transformações tão admiráveis naquela desconhecida aldeola de França?

"As mesmas perguntas podemos fazer hoje a respeito de uma aldeia do Gargano, San Giovanni Rotondo, que até há poucos anos atrás estava como perdida e desconhecida por entre as escarpas rochosas do Promontório. Hoje San Giovanni Rotondo é um centro de vida espiritual e cultural cuja fama ultrapassa os limites do País.

Pois aí também foi um pobre frade doente, num pequeno convento ameaçando ruir, com uma pequena igreja deserta, com um altar e um sacrário que sempre tiveram por companheiro apenas o pobre frade, que ia usando o seu terço e suas mãos na recitação incansável de Rosários e mais Rosários...

Mas, como? A que é que se deve a admirável transformação acontecida, tanto em Ars, como em San Giovanni Rotondo, para onde centenas de milhares, e talvez milhões de pessoas acorriam, de todas as partes do mundo?

Só mesmo Deus é que podia operar aquelas transformações, servindo-se, segundo os seus caminhos, das "coisas inconsistentes para humilhar as consistentes" (1 Cor 1, 28).

Tudo a Ele se deve, ao poder Divino e infinito da Eucaristia, à força toda poderosa de atracção, que se irradia do Sacrário, e que se irradiou dos Sacrário de Ars e de San Giovanni Rotondo, atingindo as almas através do ministério daqueles dois Sacerdotes, verdadeiros "ministros do Tabernáculo" (He 13, 10) e "dispensadores dos mistérios divinos" (1 Cor 4, 1).

Mas, afinal o que é a Eucaristia? É Deus no meio de nós. É o Senhor Jesus presente nos Sacrários de nossas igrejas, com o seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. É Jesus coberto com o véu das aparências do Pão, mas realmente, fisicamente presente nas Hóstias Consagradas para ficar no meio de nós, agir em nós, à nossa disposição. Jesus Eucarístico é o verdadeiro "Emanuel", isto é, "Deus connosco" (Mt 1, 23).

"A fé da Igreja - ensina-nos Pio XII - é esta: que um só e o mesmo é o Verbo de Deus, e o Filho de Maria Santíssima, que sofreu na Cruz, que está presente na Eucaristia e que reina no Céu".

Pe. Stefano Manelli, FI in Jesus, Nosso Amor Eucarístico (2011)


blogger

Sem comentários: