sexta-feira, 26 de junho de 2015

Cardeal Cerejeira pediu ao Papa a canonização de S. Josemaria

D. Manuel Gonçalves Cerejeira foi Cardeal Patriarca de Lisboa de 1929 a 1971, tendo morrido no ano de 1977 com 89 anos.

Carta do Cardeal Cerejeira ao Santo Padre Beato Paulo VI:

"Santíssimo Padre

Portugal católico não pode esquecer a figura religiosa de Monsenhor Escrivá de Balaguer. Aqui, depois da Espanha, ensaiou os primeiros passos para a fundação de Opus Dei. E mãos portuguesas se estenderam a apresentá-lo aqui e a recomendá-lo em Roma.

A glória e o desafio dos cincoenta e quatro membros de Opus Dei, todos dos mais diversos Países, com seus títulos académicos e variadas profissões, ordenados sacerdotes, recentemente, em Barcelona, demonstra triunfalmente ao mundo descristianizado como Jesus Cristo continua a conquistar o coração e o espírito dos homens ansiosos de Deus, desde que Ele nos seja revelado por um apóstolo como o fundador de Opus Dei.

Doía - e dói - o coração aos que passavam pelas Universidades modernas, ao notarem o vazio de alma de grande parte da juventude que as enchia. Monsenhor Escrivá passou por lá: e este filho da raça dos conquistadores, falando a mesma língua dela, abrindo-lhe o espírito à novidade e à actualidade da Igreja, e cultivando a alegria, e a esperança e a coragem cristãs - funda Opus Dei. E um "mundo novo" começa para tantos que estavam ociosos.

Santíssimo Padre, depois do que tive oportunidade de testemunhar anteriormente de todo o coração desejo exprimir os meus votos de que se inicie o processo de glorificação deste santo sacerdote e homem de Deus que foi Mons. Escrivá de Balaguer, para glória de Deus e para maior bem espiritual do povo cristão.

+ M. Card. Cerejeira
Patriarca de Lisboa
res.

Lisboa, 10 de Agosto de 1975"

Para além desta carta, o Papa Paulo VI recebeu outras cartas com o mesmo pedido escritas pelos senhores bispos de Braga (arcebispo e bispo-auxiliar), de Évora, de Coimbra, do Algarve, de Leiria, do Funchal e do Patriarca das Índias.

in Josemaria Escrivá: Testemunhos. Rei dos Livros (1992)

O Senza acrescenta, de outras fontes (vários livros), que cerca de 1/3 dos bispos de todo o mundo escreveram cartas com o mesmo pedido para a Santa Sé.


blogger

1 comentário:

Ir. Benedita asm disse...

Apenas para conhecimento, nos arquivos da Prelatura existe uma carta autógrafa da Ir. Lúcia datada de 20 de agosto de 1975 na qual ela acede ao pedido de dizer algo dos seus encontros com o então Mons. Josemaría...