segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

7 razões que me levaram a frequentar uma paróquia de Missa Tradicional

1 - Existem sacerdotes a confessar todos os dias, pelo menos uma hora, e os padres desafiam-nos constantemente a ir à confissão, pelo menos semanalmente. A Confissão é oferecida antes, durante e depois da Santa Missa. Depois da Missa diária, o padre regressa da sacristia, reza aos pés do altar, vira-se para as pessoas e diz "Vou estar no confessionário." Para mim, este é um sinal de profunda dedicação sacerdotal. Ele não quer apertar as nossas mãos ou receber cumprimentos, ele quer que nos reconciliemos com Deus. Deixem-me acrescentar que não estou a dizer que os padres que não são da FSSP não fazem isto. Conheci muitos bons padres paroquianos que estão no confessionário todos os dias. Só estou a dizer que os padres da FSSP têm esta dedicação consistentemente.

2 - As homilias são boas e não há penugem. É straight forward: Céu/inferno, graça/pecado, virtude/vício, ser santo no mundo, remover o pecado da vossa vida, etc...

3 - A Comunhão é recebida de joelhos e na língua e da mão do padre. Quando eu era um Anglicano recebíamos de joelhos e eu nunca me ajustei a estar de pé para a Sagrada Comunhão como Católico. O momento da Sagrada Comunhão torna-se mais reverente e mostra honra a Cristo.

4 - A paróquia promove devoções como Adoração Eucarística, Bençãos, Santo Rosário, Novenas, Escapulários, Devoções marianas, etc...

5 - Visto que a confissão é oferecida com tanta frequência, a nossa família está a ir à confissão quase semanalmente. Estou a descobrir que este é o segredo para um vida de família feliz. Os padres também me deram algumas dicas e sugestões sobre como estabelecer uma noite do Terço em família.

6 - A música é bem preparada e bonita. As nossas vozes não são sufocadas por alguém à frente com um microfone. Só este facto é um incentivo a cantar e a cantar alto.

7 - Sempre que a Missa em Latim aparece, algumas vezes ouvimos Católicos a dizer: "Bem, eu gosto muito da Missa em Latim, só não consigo é aguentar as pessoas da Missa em Latim! Estão sempre a julgar!"

Eu próprio já disse isto antes. No entanto não observámos mais "julgamentos" lá do que noutro lado qualquer. Não há dúvida, recebemos alguns olhares de pessoas porque as nossas crianças fazem barulho. Mas também tínhamos isso na paróquia de Missa Nova.

Até agora ninguém veio falar comigo depois da Santa Missa e começou a falar sobre a conspiração do Terceiro Segredo de Fátima, ou porque é que o Latim é a língua de Deus, ou porque é que o Vaticano II é mau ou que João XXIII era maçom. Tem sido bastante normal. De facto, atrevo-me a dizer, as pessoas da Missa em Latim são geralmente mais simpáticas em relação às crianças. Eles gostam de ver famílias grandes e a crescer.

Taylor Marshall


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Assim aprendi na minha infância!
Se a nossa Pátria é o Céu, porquê, não aproveita tudo o que nos ajuda a conquista- lo?w
Será assim, tao difícil de entender, que, para tudo, faz falta um fio condutor, com renúncias e sacrifícios à mistura?
Como conseguem os atletas de alta competição vencer? Com facilitismos, ou perseverança e luta constante?
Depois, a abolição do demônio oi da luta entre ele e Deus, também fax com que a maioria se convença de que ja temos a Salvação garantida, desprezando todos os meios que Deus nos propõe.
E, assim, feitos " idiotas úteis" , caminhamos rumo ao abismo.