sábado, 6 de abril de 2024

Agnus Dei, o sacramental perdido

Quarta-Feira dentro da Oitava Pascal, era feito o rito da confecção do "Agnus Dei". Pio XII foi um dos últimos Papas a fazê-lo. Paulo VI foi o último, em 1964.

O rito consistia na fundição dos círios pascais usados no ano anterior nas basílicas romanas e das velas usadas pelo Papa na festa da Apresentação do Senhor (2 de Fevereiro), para moldar pequenas peças de cera redondas ou ovais nas quais estava gravado um Cordeiro com o lábaro da Ressurreição, e do outro lado a imagem Nossa Senhora ou de algum santo (possivelmente que tivesse sido canonizado recentemente), daí o nome "Agnus Dei".

Os "Agnus" não eram confeccionados todos os anos, apenas no primeiro ano de pontificado de um Papa, repetindo-se de sete em sete anos e nos anos jubilares. Eram feitos por monges, sendo apresentados na Quarta-Feira de Páscoa ao Papa, que os banhava com água, óleo do Crisma e bálsamo fazendo algumas orações de benção.

A distribuição era feita na Missa do Sábado ou no Domingo "in albis", na Capela Sistina. Após ser rezado o "Agnus Dei" na Missa, o Papa colocava um pacote com alguns desses discos de cera na mitra invertida de cada cardeal e bispo aí presentes, para que os distribuíssem aos fiéis.

Na fotografia vemos Pio XII a abençoar os "Agnus Dei" e um "Agnus" do Ano Santo de 1950, abençoado pelo mesmo Papa.


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Lembro- me tão bem deles, até em ouro, oferecidos aos recém nascidos. A minha mãe oferecia um a cada filho, num fio de ouro.
" E tudo o vento levou..." Mais uma do Vaticano II?
Com certeza, como tantos outros Sacramentais, rotulados de amuletos.
Mas hoje, os verdadeiros amuletos acabaram mesmo por substitui- los, assim como tudo o que é Sagrado, deixando- nos desprotegidos, mas entregues às feras...demônios.
Por isso, Nossa Senhora não Se cansa de recomendar que voltemos ao passado e usemos de novo aquilo que a Igreja Tradicional nos oferece, pois entramos numa época muito perigosa a nível espiritual.
Que Ela, a mulher do Apocalipse, nos proteja e guarde!

Anónimo disse...

Este sacramental foi feito no Ano Santo da Misericórdia (2015-2016).

http://www.jubilaumderbarmherzigkeit.va/content/gdm/pt/news/evidenza/2016-05-06-pcpne.html