quarta-feira, 27 de abril de 2022

Profissão de Fé de S. Pedro Canísio SJ contra a heresia protestante

S. Pedro Canísio foi um sacerdote jesuíta holandês, nascido no ano 1521. Foi um forte combatente contra a revolução protestante, especialmente na Alemanha, Áustria e Suiça. O seu trabalho foi especialmente importante na Alemanha, onde se diz que a Fé católica permaneceu graças a este santo. Foi declarado Doutor da Igreja em 1925, pelo Papa Pio XI. A partir de 1571 passou a incluir esta profissão de fé em todos os seus livros:

Professo diante de Vós a minha fé, Pai e Senhor do Céu e da terra, meu Criador e Redentor, minha força e minha salvação, que desde os meus mais tenros anos não cessastes de nutrir-me com o pão sagrado da vossa Palavra e de confortar o meu coração.

A fim de que eu não vagasse, errando como as ovelhas transviadas que não têm pastor, Vós me congregastes no seio de vossa Igreja; colhido, me educastes; educado, continuastes a me ensinar com a voz daqueles Pastores nos quais Vós quereis ser ouvido e obedecido como em pessoa pelos vossos fiéis.

Confesso em alta voz, para a minha salvação, tudo aquilo que os católicos sempre acreditaram de bom direito nos seus corações.; não quero ter nada em comum com eles, porque não falam nem ouvem rectamente, nem possuem a única regra da verdadeira Fé proposta pela Igreja Una, Santa, Católica, Apostólica e Romana.

Uno-me, em vez disso, na comunhão, abraço a fé, sigo a religião e aprovo a doutrina daqueles que ouvem e seguem a Cristo, não apenas quando ensinada nas Escrituras, mas também quando julgada pela boca dos Concílios Ecuménicos e definida pela boca da Cátedra de Pedro, testemunhando-a com a autoridade dos Padres.

Professo-me também filho daquela Igreja Romana que os ímpios blasfemos desprezam, perseguem e abominam como se fosse anticristã; não me afasto de nenhum ponto da sua autoridade, nem me recuso a dar a vida e derramar o meu sangue em sua defesa, e creio que os méritos de Cristo podem obter a minha salvação e a de outros somente na unidade desta mesma Igreja.

Confesso essa Fé e doutrina que aprendi ainda criança, confirmei na juventude, ensinei como adulto, e que agora, com a minha débil força, defendo. Professo francamente, com São Jerónimo, ser uno com quem é uno à Cátedra de Pedro, e protesto, com Santo Ambrósio, seguir em todas as coisas a Igreja Romana que reconheço respeitosamente, com São Cipriano, como raiz e mãe da Igreja universal.

Ao fazer esta profissão, não me move outro motivo senão a glória e honra de Deus, a consciência da verdade, a autoridade das Sagradas Escrituras, o sentimento e o consenso dos Padres da Igreja, o testemunho de fé que devo dar aos meus irmãos e, finalmente, a salvação eterna que espero no Céu e a felicidade prometida aos verdadeiros fiéis.

Se acontecer de eu vir a ser desprezado, maltratado e perseguido por causa desta minha profissão, considerá-lo-ei uma graça e um favor extraordinários, porque isso significará que Vós, meu Deus, me destes a ocasião de sofrer pela justiça e não quereis que me sejam benevolentes aqueles que, como inimigos declarados da Igreja e da verdade católica, não podem ser vossos amigos.

No entanto, perdoai-os, Senhor, porque, instigados pelo diabo e cegados pelo brilho de uma falsa doutrina, não sabem o que fazem, ou não querem saber.

Concedei-me, contudo, esta graça: de que na vida e na morte eu renda sempre um testemunho autêntico da sinceridade e fidelidade que devo a Vós, à Igreja e à verdade, que não me afaste jamais do vosso santo amor, e que esteja em comunhão com aqueles que Vos temem e guardam os vossos preceitos na Santa Igreja Romana, a cujo juízo, com ânimo pronto e respeitoso, eu me submeto e toda a minha obra.

Todos os santos, triunfantes no Céu ou militantes na terra, que estais indissoluvelmente unidos no vínculo da paz na Igreja Católica, mostrai a vossa imensa bondade e rezai por mim.

Vós sois o princípio e o fim de todos os meus bens; a Vós sejam dados, em tudo e por tudo, louvor, honra e glória sempiterna. Ámen.

PF


blogger

2 comentários:

Maria José Martins disse...


Mas como pode ainda alguém achar, que os Católicos considerados Conservadores não tenham razão, quando reprovam todo o facilitismo da atual Igreja, ao aceitar o Ecumenismo sem qualquer objeção, considerando, até, Lutero, uma vítima?!
Será que estes Santos sofreram e lutaram em vão?
Já li a vida de muitos, a quem Jesus Se lamentava, por causa da separação dessas igrejas, desabafando que sofria muito por isso, ao mesmo tempo que pedia orações pela sua Conversão...Até dedica um dia, na novena de Santa Faustina, a essa intenção, afirmando que lhe DILACERAM o coração!
Ora, se assim é, porque é que, atualmente, em vez de serem eles a CONVERTEREM-SE e a UNIREM-SE à Igreja Mãe--Católica-- é Esta, que PERDE a SUA IDENTIDADE, baixa a fasquia, contamina-se, e Se aproxima ou negoceia, com o que está mal?!
Que Deus abrevie os tempos, pois, como diz "o outro", "quem não abominar ou não tiver sensibilidade para detetar uma HERESIA, em vez de um Apóstolo, pode tornar-se uma pústula na Igreja!!" E de Santo não tem nada...

Maria José Martins disse...

E para reforçar o tema em cima tratado, mais uma vez, coloco aqui, palavras de Jesus, da Obra : "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta.
Peço desculpa, se me estou a repetir, mas dada a conjuntura atual, nunca é demais.

(...) "E aqueles que, por qualquer motivo, se separarem da Igreja Mãe, serão membros cortados, não mais nutridos pelo Místico Sangue, que é a Graça, que de Mim, Cabeça Divina da Igreja, lhes vem. Semelhantes a filhos pródigos, separdos por sua própria vontade da cada paterna, ficam com sua efêmera riqueza e sempre mais grave miséria, obtusos, com seus alimentos e vinhos, por demais pesados, para a Inteligência Espiritual; e depois, a adoecer por terem comido as bolotas amargas, que os animais impuros comem...E, então, só com um coração contrito poderão voltar à Casa Paterna dizendo: Pai, perdoa-nos e abre-nos as portas de Tua morada!...
Mas quando surgirão imitadores Meus, capazes de REDIMIREM estas igrejas separadas, pelo custo da própria vida, e reconstruirem um ÚNICO OVIL, sob as ordens de UM SÓ PASTOR, assim como EU DESEJO ARDENTEMENTE?!
E, então, àqueles que VOLTAM, que se lhes abram as portas; seja a um só elemento ou a uma Assembleia"(...)

E também nos alerta: (...) Mas, se chegasse o dia em que os homens não amassem mais a Deus, porque os sacerdotes de todas as religiões tivessem feito de cada uma delas uma pantomina vazia, sendo eles os primeiros a não Crerem na religião, ENTÃO, AI DA TERRA!(...)
Lembrai-vos sempre e dizei aos vossos sucessores, para que esta Verdade seja conhecida através dos séculos, dos séculos: É menos amedontrador cair um planeta e o Universo ficar despovoado de astros, do que os Povos ficarem sem uma Religião Verdadeira!"(...)