quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

O mártir que quis ser devorado por leões

Santo Inácio de Antioquia, um dos maiores bispos de toda a História da Igreja, foi condenado à morte em Antioquia. Foi levado para Roma, para morrer lá, na arena, comido pelas feras. A caminho, já preso, escreveu uma carta aos Cristãos de Roma, falando no seu martírio que se aproximava:

Tenho escrito a todas as Igrejas e a todas elas faço saber que morro por Deus com alegria, desde que vós não me impeçais. Suplico-vos: não demonstreis por mim uma benevolência inoportuna. Deixai-me ser alimento das feras; por elas pode-se alcançar a Deus. Sou trigo de Deus, serei triturado pelos dentes das feras para tornar-me o puro pão de Cristo. Rogai a Cristo por mim, para que por este meio me torne sacrifício para Deus. 

Nem as delícias do mundo nem os reinos terrestres são vantagens para mim. Mais me aproveita morrer em Cristo Jesus do que imperar até os confins da terra. Procuro-o, a ele que morreu por nós; quero-o, a ele que por nossa causa ressuscitou. Meu nascimento está iminente. Perdoai-me, irmãos! Não me impeçais de viver, não desejeis que eu morra, eu, que tanto desejo ser de Deus. Não me entregueis ao mundo nem me fascineis com o que é material. Deixai-me contemplar a luz pura; quando lá chegar, serei homem. Concedei-me ser imitador da paixão de meu Deus. Se alguém o possui no coração, entenderá o que quero e terá compaixão de mim, sabendo quais os meus impedimentos. 

O príncipe deste mundo deseja arrebatar-me e corromper meu amor para com Deus. Nenhum de vós, aí presentes, o ajude! Ponde-vos de meu lado, ou melhor, do lado de Deus. Não podeis dizer o nome de Jesus Cristo, enquanto cobiçais o mundo. Que a inveja não more em vós! Mesmo que eu em pessoa vos rogue, não me acrediteis; crede antes no que vos escrevo, desejando morrer. (...) Não quero mais viver segundo os homens. Isto acontecerá se vós quiserdes.

in Carta de Santo Inácio de Antioquia aos Romanos (107 d.C.)


blogger

3 comentários:

Jorge disse...

Não haverá um lapso em: "faço saber que moro por Deus com alegria"? Não será antes: "faço saber que MORRO por Deus com alegria"?

João Silveira disse...

Tem toda a razão, muito obrigado.

Anónimo disse...

De certeza, que é destes heróis que a Igreja precisa hoje.
Porém, em vez de determinação, fidelidade, intransigência na defesa da VERDADE--que é a Palvra de Deus--- tenta- se manipula- La, curvando- se a tudo e a todos, ao ponto de A deturpar, em nome da "inclusão!"
MAS aguma vez, Santos destes, aceitaram negociar?
A quantos foi proposto isso para sobreviver?
E o que escolheram?
O martírio, cujo sangue enalteceu e fortificou ainda mais a Igreja.
Mas hoje, infelizmente, é o que se vê.