quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

503 anos da Excomunhão de Lutero

No dia 3 de Janeiro de 1521, Martinho Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X. Aqui deixamos algumas afirmações heréticas de Lutero:

Sobre a Missa:

"Quando a Missa for revirada, acho que teremos revirado o Papado! Porque é sobre a Missa, como sobre uma rocha, que o Papado se apoia totalmente, com os seus mosteiros, bispados, colégios, altares, ministérios e doutrina...Tudo isto desabará quando desabar a sua Missa sacrílega e abominável."

(Père Barrielle, Avant de mourir, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi - Daniel Raffard de Brienne - 1983 - http://amdg.free.fr/lexorand.htm)

Sobre o Ofertório da Missa:

"Segue toda esta abominação à qual se submete tudo aquilo que precede. É o que denominamos de Ofertório, e tudo, nele, exprime a oblação."

(Henri Charlier, La messe ancienne et la nouvelle D.M.M., 1973, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi - Daniel Raffard de Brienne - 1983)

Sobre o Cânone da Missa:

"Este abominável cânone, que é uma colectânea de lacunas lodosas; ... fez-se da Missa um sacrifício; acrescentaram-se os ofertórios. A Missa não é um sacrifício ou a acção de um sacrificador. Olhemo-la como sacramento ou como testamento. Chamemo-la de bênção, eucaristia, ou mesa do Senhor, ou Ceia do Senhor ou Memória do Senhor."

(Luther, Sermon du 1er dimanche de l'Avent, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi, Daniel Raffard de Brienne - 1983)

Sobre a táctica a seguir para a implantação da sua nova Missa:

"Para chegar segura e felizmente ao objectivo, é preciso conservar algumas cerimónias da antiga Missa, para os fracos, que poderiam se escandalizar com mudanças demasiadamente bruscas."

(Père Barrielle, La messe catholique est-elle encore permise?, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi, Daniel Raffard de Brienne 1983)

"O Padre pode, muito bem, actuar de tal modo que o homem do povo ignore sempre as mudanças que fizemos e possa assistir à Missa sem encontrar com o que se escandalizar."

(Jacques Maritain, Trois Réformateurs, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi, Daniel Raffard de Brienne 1983)

Sobre o Sacerdócio:

"Que loucura querer monopilizá-lo para alguns." (Para ele o sacerdócio não era restrito aos padres, mas compartilhado por todos os fiéis)

(Léon Cristiani, Du luthéranisme au protestantisme, 1910, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi, Daniel Raffard de Brienne 1983)

Sobre o seu comportamento:

"Eu estou de manhã à noite desocupado e bêbado. Perguntam-me por que razão bebo tanto, por que razão falo tão galhardamente e por que razão como tanto. É para pregar uma peça ao diabo que se pôs a atormentar-me. É bebendo, comendo, rindo, nessa situação, e cada vez mais, e até mesmo cometendo algum pecado, à guisa de desafio e desprezo por Satanás, procurando tirar os pensamentos sugeridos pelo diabo com o auxílio de outros pensamentos, como, por exemplo, pensando numa linda mulher, na avareza ou na embriaguês, caso contrário ficarei muito raivoso."

(Marie Carré, J'ai choisi l'unité - D.P.F., 1973, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi, Daniel Raffard de Brienne 1983)

"Eu tive até três esposas ao mesmo tempo." (Dois meses após ter dito isto, Lutero 'casou-se' com uma quarta mulher, uma freira)

(Guy Le Rumeur, La révolte des hommes et l'heure de Marie 1981, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi - Daniel Raffard de Brienne 1983)

Sobre a Igreja:

"Se nós condenamos os ladrões à forca, os assaltantes ao cadafalso, os hereges à fogueira, por que não recorremos, com todas as nossas armas, contra esses doutores da perdição, esses Cardeais, esses Papas, toda essa sequela da Sodoma romana, que não pára de corromper a Igreja de Deus? Por que não lavamos as nossas mãos no seu sangue?"

(Hartmann Grisar, Martin Luther - La vie et son oeuvre - 2ª ed. - Ed. P . Lethielleuz - Paris -1931)


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas como pode o Papa Francisco trazer para o Vaticano, a imagem de um homem destes e ainda afirmar que ele foi uma vítima?
Será que não conhece estes textos?
Todos eles revelam um ódio, à Igreja, muito difícil de entender, porque, mesmo discordando, é inconcebível semelhante ataque àquilo que Ela tem de mais Sagrado: aos Seus alicerces.
E também, como pode haver, ainda, quem o siga?
Só mesmo por ignorância...
Contudo, e infelizmente, há conselhos que Lutero profere, que denunciam a estratégia bem atual, utilizada, ainda hoje, para nos corromper, apostando no nosso desconhecimento .
Somente uma mente possessa pode conjeturar tais ideias.
Mas o que mais dói é que ao fim de tantos anos, ficamos com a sensação de que ele tem cada vez mais aderentes...porém, como cantam os de cima, " Deus está connosco" e há- de pôr tudo nos eixos. É só uma questão de tempo.
Tentar ilibar Lutero é como afirmar que Lucifer como já ouvi num vídeo SATÂNICO, é uma vítima, porque ele é bom!