sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Profissão de Fé do Concílio de Trento

994. Eu N. creio firmemente e confesso tudo o que contém o Símbolo da fé usado pela Santa Igreja Romana, a saber: Creio em um só Deus, Pai Omnipotente, ...

995. Aceito e abraço firmemente as tradições apostólicas e eclesiásticas, bem como as demais observâncias e constituições da mesma Igreja. Admito também a Sagrada Escritura naquele sentido em que é interpretada pela Santa Madre Igreja, a quem pertence julgar sobre o verdadeiro sentido e interpretação das Sagradas Escrituras. E jamais aceitá-la-ei e interpretá-la-ei senão conforme o consenso unânime dos Padres.

996. Confesso também que são sete os verdadeiros e próprios sacramentos da Nova Lei, instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo, embora nem todos para cada um necessários, porém para a salvação do género humano. São eles: Baptismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Extrema-Unção, Ordem e Matrimónio, os quais conferem a graça; mas não sem sacrilégio se fará a reiteração do Baptismo, da Confirmação e da Ordem. Da mesma forma aceito e admito os ritos da Igreja Católica recebidos e aprovados para a administração solene de todos os supracitados sacramentos. Abraço e recebo tudo o que foi definido e declarado no Concílio Tridentino sobre o pecado original e a justificação.

997. Confesso outrossim que na Missa se oferece a Deus um sacrifício verdadeiro, próprio e propiciatório pelos vivos e defuntos, e que no santo sacramento da Eucaristia estão verdadeira, real e substancialmente o Corpo e o Sangue com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, operando-se a conversão de toda a substância do pão no corpo, e de toda a substância do vinho no sangue; conversão esta chamada pela Igreja de transubstanciação. Confesso também que sob uma só espécie se recebe o Cristo todo inteiro e como verdadeiro sacramento.

998. Sustento sempre que há um purgatório, e que as almas aí retidas podem ser socorridas pelos sufrágios dos fiéis; que os Santos, que reinam com Cristo, também devem ser invocados; que eles oferecem suas orações por nós, e que suas relíquias devem ser veneradas. Firmemente declaro que se devem ter e conservar as imagens de Cristo, da sempre Virgem Mãe de Deus, como também as dos outros Santos, e a eles se deve honra e veneração. Sustento que o poder de conceder indulgências foi deixado por Cristo à Igreja, e que o seu uso é muito salutar para os fiéis cristãos.

999. Reconheço a Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana, como Mestra e Mãe de todas as Igrejas. Prometo e Juro prestar verdadeira obediência ao Romano Pontífice, Sucessor de S. Pedro, príncipe dos Apóstolos e Vigário de Jesus Cristo.

1000. Da mesma forma aceito e confesso indubitavelmente tudo o mais que foi determinado, definido e declarado pelos sagrados cânones, pelos Concílios Ecuménicos, especialmente pelo santo Concílio Tridentino (e pelo Concílio Ecuménico do Vaticano, principalmente no que se refere ao Primado do Romano Pontífice e ao Magistério infalível). Condeno ao mesmo tempo, rejeito e anatematizo as doutrinas contrárias e todas as heresias condenadas, rejeitadas e anatematizadas pela Igreja. 

Eu mesmo, N., prometo e juro com o auxílio de Deus conservar e professar íntegra e imaculada até ao fim de minha vida esta verdadeira fé católica, fora da qual não pode haver salvação, e que agora livremente professo. E quanto em mim estiver, cuidarei que seja mantida, ensinada e pregada a meus súbditos ou àqueles, cujo cuidado por ofício me foi confiado. Que para isto me ajudem Deus e estes santos Evangelhos!


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


E, mais uma vez, vou transcrever as palavras de Jesus, no final da Obra: "O Evangelho como me foi revelado, de Maria Valtorta", porque, infelizmente, o rumo que a Igreja está a levar, contraia em quase tudo, o que Jesus pediu que fosse preservado.
Diz-nos Jesus: "A razão mais PROFUNDA do presente que Eu faço com esta Obra, é porque nestes tempos, nos quais, o MODERNISMO, CONDENADO pelo Meu Santo Vigário PIO X, se deteriora cada vez mais, apresentando doutrinas cada vez mais PERNICIOSAS à Santa Sé, que, para as COMBATER, precisa de matéria contra os que NEGAM:

-A Sobrenaturalidade dos Dogmas

-A DIVINDADE de Jesus Cristo

-A verdade sobre Deus ser Homem, real e perfeito, tanto na Fé como na História que sobre Ele nos foi transmitida (pelo Evangelho, Atos dos Apóstolos, Epístolas e TRADIÇÂO)

-A DOUTRINA DE PAULO--tão posta em causa, atualmente-- de João (já há nova tradução do Livro do Apocalipse) e a dos Concílios de Nicéia, Éfeso, Calcedónia, como MINHA doutrina, por Mim, verbalmente, ensinada; Minha Ciência ILIMITADA, por ser DIVINA e Perfeita.

- A origem DIVINA dos Dogmas, dos SACRAMENTOS, da Igreja UNA, SANTA, CATÓLICA e APOSTÓLICA
_A UNIVERSALIDADE e continuidade do Evangelho, por Mim ensinado e PARA TODOS OS Homens.

-A SUA NATUREZA PERFEITA, desde o COMEÇO, pois não Se formou até ser o que É, através de sucessivas transformações, MAS NOS FOI DAA ASSIM: PERFEITA, IMUTÁVEL, uma Boa Nova para TODOS os que têm sede de Deus. Doutrina de Cristo, do tempo da Graça, do Reino dos Céus e do Reino de Deus

-Ao dragão vermelho, com sete cabeças, dez chifres e sete diademas na cabeça, que, com a sua cauda arrasta a terça parte das estrelas do Céu e as faz precipitar, em VERDADE Eu vos digo, que ainda as precipitará mais baixo do que a Terra, e que ele persegue a Mulher.
Às Feras do mar e da Terra, que muitos adoram, seduzidos pelos seus aspetos e prodígios, OPONDE o MEU ANJO, que voa pelo Céu, segurando o EVANGELHO ETERNO, BEM ABERTO, até nas páginas agora fechadas, para que os Homens possam SALVAR-SE, através da Sua Luz, contra as espiras da grande serpente das sete fauces, que os quer sufocar em suas TREVAS. E, então, à Minha volta, Eu ainda reencontrarei a Fé e a Caridade naqueles que PERSEVERAREM, mas que devem ser mais numerosos do que a Obra de SATANÁS!

-Pretendo despertar também, nos Sacerdotes e nos leigos, UM VIVO AMOR ao Evangelho e a TUDO o que diz respeito a Cristo! E, entre várias coisas, a maior de todas é uma fé RENOVADA em Minha Mãe, pela ORAÇÃO, onde está o SEGREDO da Salvação do mundo. Ela, a MINHA MÃE, é a VENCEDORA do dragão maldito. Ajudai-A no Seu Poder, dedicando-Lhe um RENOVADO AMOR, com muita FÉ, procurando conhecer TUDO o que a Ela diz respeito. Foi Ela que vos deu o SALVADOR e é, através Dela, que o mundo será novamente Salvo! (..)"

Mas como Satanás tem Poder!
Se esta Obra tivesse tido a divulgação devida, em tempo útil, assim como, as APARIÇÕES MARIANAS, estaríamos nesta CONFUSÃO?!
Que Deus tenha Misericórdia, e ABRA os olhos, AINDA, a muitos de Boa Vontade, VÍTIMAS da arrogância de TANTOS!