quarta-feira, 25 de abril de 2018

A Bíblia tão perto e tão longe de nós...

A única forma de compreendermos correctamente a Bíblia e termos acesso à sua verdadeira essência é lendo-a à luz da tradição sagrada.

Quando lemos a Bíblia Sagrada, estamos a ler algo dito ou escrito (inspirado) por Deus? A resposta é: depende! Se abrirmos uma Bíblia em português, inglês, francês, alemão, espanhol etc., certamente encontrar-nos-emos a centenas de quilómetros de distância do que Deus realmente falou ou revelou pelas Escrituras. Fiquemos só com o Novo Testamento. E se soubermos grego? Bem, se formos capazes de dominar o grego bíblico ou koiné, língua na qual foi escrito o Evangelho, então, estaremos apenas a quilómetros de distância do que Deus quis revelar, porque Jesus não se exprimia em grego, mas em aramaico.

Mesmo que soubéssemos perfeitamente o grego e o aramaico antigos, ainda assim, haveria uma distância considerável entre a revelação divina e nosso entendimento dela. Por quê? Porque os hagiógrafos, vale dizer, são Mateus, são Marcos, são Lucas e são João também interpretaram a mensagem soteriológica de Jesus e, segundo o adágio, tradutore traditori (cada tradutor é um traidor).

Como sair desse aparente labirinto? A única forma de compreendermos correctamente a Bíblia e termos acesso à sua verdadeira essência é lendo-a à luz da Sagrada Tradição. Tem de haver uma simbiose perfeita entre essas duas vertentes da palavra de Deus: a Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura.

Bem. Tranquilizemo-nos. Na prática, podemos sim saborear lindos versículos Bíblicos no nosso próprio idioma. Mas temos de contar com edições autorizadas pela Igreja Católica, com o imprimatur e, principalmente, providas de bons comentários.

Ah! Não fosse a Igreja católica, ao ler a Bíblia, sujeitar-nos-íamos aos devaneios da nossa imaginação. O catolicismo encurta a distância quilométrica entre o leitor da Bíblia e a mensagem autêntica de Jesus. Isto acontece porque a Igreja Católica recebeu esta missão do próprio Deus. O Magistério da Igreja apresenta ao Mundo o modo correcto de entender e ler a Bíblia. 

Edson Sampel in Zenit


blogger

Sem comentários: