quinta-feira, 17 de setembro de 2020

A devoção de beijar as mãos dos sacerdotes

Sabemos que São Francisco de Assis não quis fazer-se sacerdote, porque se julgava muito indigno de tão excelsa vocação. Ele venerava os sacerdotes com tal devoção, que os considerava os seus "Senhores", pois neles via somente "o Filho de Deus", e o seu amor à Eucaristia fundia-se com o amor ao sacerdote, o qual consagra e administra o Corpo e o Sangue de Jesus. De modo particular ele venerava as mãos do sacerdote, e beijava-as sempre de joelhos com grande devoção; e beijava-lhes também os pés, e até os próprios rastos deixados por um sacerdote, que tivesse por ali passado. 

São João Bosco exorta a todos com estas palavras: "Eu recomendo-vos um grande respeito para com os sacerdotes, descobri a vossa cabeça em sinal de reverência, quando falardes com eles, ou quando passais por eles no caminho, e beijai-lhes obsequiosamente a mão. Tomai cuidado para não os desprezardes, com factos ou por palavras. Quem não respeita os Ministros Sagrados, deve temer um grande castigo do Senhor". 

A veneração pelas mãos consagradas do sacerdote, beijadas com reverência pelos fiéis, sempre existiu na Igreja. Baste-nos pensar que, durante as perseguições dos primeiros séculos, um dos maiores ultrajes contra os bispos e sacerdotes consistia em amputar-lhes as mãos, para que assim não pudessem mais nem consagrar, nem abençoar. Por isso, os cristãos recolhiam aquelas mãos amputadas e, mergulhadas em aromas as conservavam como relíquias. 

Além disso, o beijo das mãos do sacerdote é uma expressão delicada de fé e de amor a Jesus, que o sacerdote personifica. Quanto mais fé e amor se tem, tanto mais nos sentimos impelidos a prostar-nos diante do sacerdote e a beijar aquelas mãos "santas e veneráveis" (Cânon Romano) entre as quais Jesus se torna amorosamente presente entre nós cada dia. "Ó veneranda dignidade do sacerdote - exclama Santo Agostinho - em cujas mãos o Filho de Deus se encarna como no seio da Virgem!" E o Cura d'Ars dizia: "Dá-se um grande valor aos objetos que foram colocados, em Loreto, na tigela da Virgem Santa e do Menino Jesus. 

Mas os dedos do sacerdote, que tocaram na Carne adorável de Jesus Cristo e penetraram no cálice, onde esteve o seu Sangue, e na âmbula, onde esteve o seu Corpo, acaso não são muito mais preciosos?" Talvez nem tenhamos ainda pensado nisso. Mas é assim. E os exemplos dos Santos confirmam-no.

Pe. Stefano M. Manelli, FI in "Jesus, Nosso Amor Eucarístico"


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

E como seria BOM que TODOS os Sacerdotes de hoje, acreditassem de verdade no que acabámos de ler!
Em "O Evangelho como me foi revelado" de --Maria Valtorta-- Jesus, depois de ter Ressuscitado, adverte os Apóstolos: "E vós nem imaginais quão grande dor deverá ainda sofrer o Meu coração, nos séculos vindouros, por cada pecador impenitente, pelas heresias que Me negarão, por todos os que dizem Crer em Mim e Me negam...ó torturas das torturas! Por TODOS OS SACERDOTES CULPADOS, causa de escândalos e de Ruína! Ao contemplar Judas Eu vejo nele OS ESCOLHIDOS, para os quais a Redenção se tornou ruína, por causa da sua perversa vontade.
Oh! Vós que sois fiéis, vós que formareis os futuros Sacerdotes, lembrai-vos da Minha dor e tornai-vos cada vez mais SANTOS para a consolar! Exortai, vigiai, ensinai, combatei, estai atentos como mestres incansáveis, como pastores vigilantes; sede como viris guerreiros, para formar os futuros Sacerdotes. Que a culpa do 12º Apóstolo não tenha REPETIÇÃO no futuro.
Sede como EU FUI, como EU SOU convosco! Sede Perfeitos como o vosso Pai dos Céus é Perfeito. e que a vossa humanidade trema, diante desta Ordem!
E para vos encorajar Eu vos digo: SEDE COMO O VOSSO MESTRE.EU SOU O HOMEM e, como Eu, podereis fazer as mesmas coisas que EU FIZ, até OS MILAGRES! SIM, até OS MILAGRES, para que o mundo CONHEÇA que SOU EU QUE VOS MANDO, e para que quem sofra não fique chorando, no desconforto deste pensamento: Ele não está mais entre nós para curar os nossos doentes e consolar as nossas dores!
E quando Eu não estiver mais neste mundo--fisicamente--vós fareis o que Eu fiz, não só pelo poder de fazer milagres, mas pela VOSSA SANTIDADE, que fará crescer o Amor pela nossa RELIGIÃO e, assim, sereis cada vez mais QUERIDOS NO MEU CORAÇÃO e o ESPÍRITO SANTO VOS ILUMINARÁ!
A BONDADE DE DEUS E O SEU PODER ENCHERÃO AS VOSSAS MÃOS COM OS DONS DE JESUS CRISTO!"