sexta-feira, 1 de outubro de 2021

O Santo Padre Cruz

O famoso Padre Cruz morreu há 73 anos, no dia 1 de Outubro de 1948. O Padre Cruz foi um sacerdote que morreu com fama de santidade, sendo ainda em vida conhecido como "Santo Padre Cruz". Neste momento encontra-se a decorrer, lentamente, o seu processo de beatificação. Vale a pena recordar este episódio da vida deste santo sacerdote:

«Caminhava o santo Padre Cruz pela rua do Arsenal em Lisboa. Um marinheiro fixa-o atentamente, aproxima-se e pergunta: – O Senhor é o Padre Cruz?

– Sou, sim, meu irmão.

O marinheiro beija-lhe a mão e diz:

– Fui educado nas Mónicas e lá conheci Vossa Reverência. Até me lembro da oração que me ensinou: “Jesus, Maria e José, alumiai-nos, socorrei-nos e salvai-nos”. Um dia, o meu barco, batido pelas ondas, ia naufragar. Lembrei-me então da igreja das Mónicas, do Padre Cruz e da oraçãozinha que nos ensinou e comecei a rezá-la. Deus ouviu a minha humilde prece. O mar serenou e o barco, por graça de Deus, chegou ao porto, são e salvo.»

in Pagela do Apostolado da Oração (1994)


blogger

2 comentários:

Maria José Martins disse...

Não sei quem "comanda" os processos de Canonização, mas desde a minha meninice que oiço contar histórias, como a do post, e outras ainda mais fantásticas, da vida do Pe. Cruz; e só não entendo, porque ainda não foi Elevado aos Altares, sendo-lhe reconhecida, universalmente, a sua Santidade...É ele e a Beata Alexandrina de Balazar, a maior mística e mártir da Eucaristia, de todos os tempos... Claro que, no Céu, continuam a derramar Bênçãos sobre todos aqueles que os invocam, mas segundo o que a Igreja ensina, poderiam derramar muitas mais, se fossem devidamente reconhecidos, no mundo inteiro!
Pela sua humildade e simplicidade, também ele é dos meus Santos preferidos.

Anónimo disse...

Toda a Lisboa sabe que este homem é santo.