quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Deus é o autor dos livros bons, o Diabo dos maus

O autor de bons livros é, em última razão, o Espírito de Deus, ao passo que o demónio é propriamente o inspirador dos maus. Este sabe esconder a muitos o veneno de que estão impregnados esses livros, pretextando que, pela leitura deles, se apropria um bom estilo ou uma reta norma de vida ou que, pelo menos, se aproveita convenientemente o tempo. Eu afirmo, de minha parte, que não há coisa mais prejudicial que a leitura de maus livros, particularmente para aqueles que desejam levar uma vida devota.

Por maus livros entendo não só os que a Santa Sé proibiu em razão de sua matéria herética ou imoral, mas também todos os que tratam de amores profanos. Que piedade poderá ter um cristão que se ocupa com a leitura de romances ou de novelas amorosas? Que recolhimento de espírito terá ele na meditação ou na santa comunhão? Mas que mal poderão causar os romances e poesias mundanas, que nada têm de indecoroso? perguntará alguém. Causam um mal imenso: excitam a sensualidade; inflamam as paixões, que facilmente arrastam consigo a vontade ou, ao menos, a enfraquecem tanto que o demónio já encontra o coração preparado para uma queda desastrosa no abismo do pecado, quando sobrevém uma ocasião para um amor impuro.

Um douto escritor diz que a heresia se alastrou tanto e ainda se espalha cotidianamente justamente em consequência da leitura de tais livros, porque essa leitura favorece a imoralidade, que aplaina o caminho para o erro. O veneno de tais livros penetra pouco a pouco na alma, apodera-se do entendimento, corrompe e perverte a vontade e traz a morte à alma. Em verdade, o demónio não possui talvez um meio mais seguro e poderoso para perder os jovens do que a leitura de livros tão venenosos. Um só livro dessa espécie pode chegar para perder toda uma família.

Por isso, querido leitor, se chegar às tuas mãos um tal livro, lança-o imediatamente no fogo, para que não apareça mais; e, se és pai de família, faze o que estiver em tuas forças para afastar de tua casa uma tal peste, se não quiseres dar um dia rigorosas contas a Deus.

Santo Afonso de Ligório in Pe. Saint-Omer C. SS. R. "Escola da Perfeição Cristã" - Edit. Vozes, Petrópolis (RJ), 1955


blogger

3 comentários:

João Paulo disse...

Gostaria de saber se existe algum site que tenha bons livros católicos de domínio público para download em pdf? Alguém poderia me ajudar?

João Silveira disse...

http://alexandriacatolica.blogspot.com/

Maria José Martins disse...


Realmente, ser de Deus é muito, muito, muito difícil! E isto, porque à medida que se caminha com Ele e para Ele, vamos reconhecendo que tudo, ou quase tudo--até mesmo o que à partida parece inofensivo-- está mais ou menos contaminado com o tal veneno, tantas vezes dissimulado, mas que, aos poucos, nos vai minando...E isso já afirma Nossa Senhora na Mensagem de Fátima, quando nos alerta para os "maus livros" que apareceriam, assim como em Maria Valtorta, na Obra: " O Evangelho como me foi revelado", Jesus nos adverte para a Imprensa "suja e poeirenta repleta de heresias e sensualidade", aconselhando-nos a que a lancemos ao fogo e invistamos mais nas leituras que exortam ao Seu Conhecimento!
E se Santo Afonso Maria de Ligório vivesse hoje, o que nos diria sobre as Telenovelas e certos Programas de televisão?!