domingo, 1 de setembro de 2019

Bispo mexicano relembra que os fiéis não podem receber a Comunhão na mão

Mons. Gustavo Rodríguez Vega, Bispo da diocese de Yucatán (México), veio publicamente explicar que no México nunca foi pedido o indulto para que a Sagrada Comunhão possa ser recebida na mão; e portanto deve ser obrigatoriamente recebida na boca. Eis o comunicado do Prelado mexicano:

«A Santa Sé a partir de 1969, embora mantenha em vigor para toda a Igreja a maneira tradicional de distribuir a Comunhão, concorda que as Conferências Episcopais que o solicitam e, em certas condições, possam distribuir a Comunhão colocando a Hóstia na mão dos fiéis. Essa faculdade é regulamentada pelas Instruções Memoriale Domini (29 de Maio de 1968) e Immensae caritatis (29 de Janeiro de 1973), bem como pelo Ritual de Santa Comunhão e Culto Eucarístico Fora da Missa (21 de Junho de 1973), que diz: 

"Ao distribuir a Sagrada Comunhão, mantenha-se o costume de depositar a partícula do Pão consagrado na língua dos que recebem a Comunhão, que se baseia no modo tradicional de muitos séculos" (n. 21).

A Conferência Episcopal Mexicana, até o momento, NÃO SOLICITOU e, portanto, NÃO OBTEVE da Santa Sé tal faculdade, o que significa que a regra de distribuir (unicamente) a Comunhão na boca a quem se aproxima para comungar continua em vigor.»


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Se cá no Brasil fosse assim, seria assaz bom.
É lamentável ver a indiferença e menosprezo a que nosso SENHOR JESUS CRISTO é submetido por aqueles(as) que recebem a Sagrada Comunhão na mão.

EstoVir disse...

Melhor ainda se fosse de joelhos