segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Dominicanos disponibilizam cursos gratuitos sobre ensinamentos de S. Tomás


Washington DC. É de esperar que o nome da capital norte-americana nos sugira todo o tipo de sentimentos, talvez até contraditórios entre si. Há décadas que nos habituámos a tê-la como indisputado centro do mundo porque os Estados Unidos têm sido a única verdadeira super-potência à escala global, aliando à sua supremacia militar, económica e tecnológica – hard power – a sua esmagadora influência cultural – o seu soft power.

Assim, Washington representa e sintetiza tudo o que de melhor e pior os EUA têm para oferecer ao mundo. Se o gender, o progressismo católico mais terminal e a cultura da morte lhe são tributários, a capital do Ocidente tem também sabido gerar – certamente sob o influxo do Espírito do Senhor que vem regenerar todas as coisas – uma contra-cultura que afinal não é mais do que tirar as coisas velhas sempre novas do tesouro da Tradição Católica e de que o Evangelho nos dá conta.

Nesta dinâmica cultural contra-corrente que visa reconstruir a Cidade de Deus acreditamos que se insere, com destaque, o Thomistic Institute da Pontifícia Faculdade da Imaculada Conceição (https://thomisticinstitute.org), regida pelos dominicanos fiéis à tradição tomista da Dominican House of Studies de Washington DC.
           
Este Instituto, que já tem marcado presença entre nós por meio de conferências de grande qualidade de alguns dos seus membros, oferece agora um extraordinário conjunto de conteúdos e cursos formativos gratuitos, disponíveis on-line, sobre o pensamento do Doutor Universal da Igreja. 

De entre os cursos disponíveis, de extensão variável a começar nos 6 vídeos, o Aquinas 101 (https://aquinas101.thomisticinstitute.org) consta de dois vídeos por semana enviados por e-mail, no total de 86 vídeos, e apresenta-se como uma introdução ao pensamento daquele que como nenhum outro sintetizou a verdade da Revelação nas Sagradas Escrituras e na Santa Tradição da Igreja com o produto filosófico mais nobre da razão humana.

Aos nossos amigos, aos curiosos, ao homens cultos e àqueles que procuram a Verdade de coração sincero, aos católicos que desejam aprofundar a tradição intelectual que foi o sustentáculo da Cristandade por tantos séculos, temos muito gosto de recomendar este curso com a chancela do Thomistic Institute de Washington DC.

E atrevemo-nos a dizer: aqui residirá o verdadeiro hard power capaz de transformar o mundo à imagem do seu Divino Criador.


blogger

Sem comentários: