segunda-feira, 18 de março de 2024

Rezar, Rezar Continuamente

Em todas as coisas, reza continuamente, pois nada podes fazer sem a ajuda de Deus. Nada é tão poderoso como a oração para nos dar a energia divina. E nada é tão útil como ela para nos obter a benevolência de Deus. A prática dos mandamentos está toda contida na oração. Pois não há nada mais elevado que o amor de Deus.
 
A oração sem distrações é um sinal de amor a Deus naquele que persevera. A negligência e a distração quando se reza denunciam amor ao prazer. Aquele que, sem dificuldade, vela, perserva e reza recebe visivelmente o Espírito Santo. Mas aquele que faz tudo isso com dificuldade e mantém a sua resolução também é atendido sem demora. 
 
Se queres fazer um favor a alguém que gosta de aprender, mostra-lhe a oração, a fé reta e a paciência na provação. É com estas três virtudes que se obtêm os restantes bens. Foge à tentação pela paciência e a oração. Se pensares em combatê-la sem estas virtudes, voltarás a ser atacado por ela. Tudo o que possamos dizer ou fazer sem a oração torna-se perigoso ou inútil.

Temos de procurar a morada interior de Cristo, dado que somos morada de Deus, e, pela oração, perseverar em bater à sua porta (cf Mt 7,7), a fim de que, agora ou na hora da nossa morte, o Senhor nos abra e não nos diga como a homens negligentes: «Não sei de onde sois» (Lc 13,25). E temos, não somente de pedir e receber, mas de guardar aquilo que nos foi dado. Pois há quem perca depois de ter recebido.

Marcos o Asceta, hegúmeno na Ásia Menor in 'Sobre os que se julgam justificados pelas suas obras'


blogger

Sem comentários: