sábado, 4 de abril de 2020

101 anos do 'dies natalis' de São Francisco Marto

Faz hoje (4 de Abril) 101 anos que São Francisco Marto - um dos três Pastorinhos de Fátima - foi para o Céu. Morreu vítima da pandemia da pneumónica (gripe espanhola), tal como a Jacinta, que adoeceu primeiro, em Outubro de 1918, e morreu a 20 de Fevereiro de 1920.

«Na doença, o Francisco mostrou-se sempre alegre e contente. Às vezes, [Lúcia] perguntava-lhe:– Sofres muito, Francisco?– Bastante; mas não importa. Sofro para consolar a Nosso Senhor; e depois, daqui a pouco, vou para o Céu!– Lá, não te esqueças de pedir a Nossa Senhora que me leve para lá também depressa.– Isso não peço! Tu bem sabes que Ela não te quer lá ainda. 

Nas vésperas de morrer, [disse à Lúcia]:– Olha: estou muito mal; já me falta pouco para ir para o Céu.– Então vê lá: não te esqueças de lá pedir muito por os pecadores, por o Santo Padre, por mim e pela Jacinta.– Sim, eu peço. Mas olha: essas coisas pede-as à Jacinta, que eu tenho medo de me esquecer, quando vir a Nosso Senhor! E depois antes O quero consolar.»

in Memórias da Irmã Lúcia


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque é que será que o terrível admnistrador de Ourém, o que prendeu as crianças, ainda hoje é lá respeitado, com direito a rua ou biblioteca com o seu nome?