domingo, 25 de junho de 2023

Santo Éfrem atesta que a Sagrada Comunhão se recebia na boca

Na antiga Igreja siríaca, o rito da distribuição da comunhão era comparado com a cena da purificação do profeta Isaías por parte de um dos serafins. Num dos seus sermões da Semana Santa, Santo Éfrem (séc. IV) deixa falar Cristo com estas expressões:

"O carvão trazido santificou os lábios de Isaías. 
Sou Eu que, trazido agora a vós por meio do pão, vos santifiquei. 
A tenaz que viu Isaías e com a qual foi pegado o carvão do altar, era a figura de Mim no grande sacramento. 
Isaías viu-Me, assim como vós Me vedes agora estendendo a Minha mão direita e levando às vossas bocas o pão vivo. 
A tenaz é Minha mão direita. 
Eu faço as vezes do Serafim. 
O carvão é o Meu Corpo. 
Todos vós sois Isaías." 

(Sermone in hebdomada sancta, 4, 5.)

Esta descrição permite a conclusão de que na Igreja siríaca no tempo de Santo Éfrem a santa Comunhão era distribuída directamente na boca.

in “Cum Amore ac Timore” - O modo de distribuir a Sagrada Comunhão


blogger

Sem comentários: