quarta-feira, 29 de julho de 2020

Santa Teresinha do Menino Jesus escreve sobre Santa Marta

Uma alma abrasada de amor não pode ficar inactiva. Sem dúvida que, como Santa Maria Madalena, ela permanece aos pés de Jesus, e escuta a sua palavra doce e inflamada. Parecendo não dar nada, dá muito mais do que Marta, que se aflige com muitas coisas e que quereria que sua irmã a imitasse. 

Não são, de modo nenhum, os trabalhos de Marta que Jesus censura; a esses trabalhos se submeteu humildemente sua Mãe durante a vida, pois tinha de preparar as refeições da Sagrada Família. Era apenas a inquietação da sua ardente anfitriã que Ele queria corrigir.

Todos os santos o compreenderam, e mais particularmente talvez aqueles que encheram o universo com a iluminação da doutrina evangélica. Não foi acaso na oração que os santos Paulo, Agostinho, João da Cruz, Tomás de Aquino, Francisco, Domingos e tantos outros ilustres amigos de Deus beberam esta ciência divina que arrebata os maiores génios? 

Houve um sábio que disse: «Dai-me uma alavanca, um ponto de apoio, e levantarei o mundo.» O que Arquimedes não pôde obter, porque o seu pedido não se dirigia a Deus, e por não ser feito senão sob o ponto de vista material, obtiveram-no os santos em toda a plenitude: o Todo-Poderosos deu-lhes como ponto de apoio Ele mesmo e Ele só; e como alavanca a oração, que abrasa com fogo de amor. E foi assim que levantaram o mundo; é assim que os santos que ainda militam na terra o levantam e que, até ao fim do mundo, os futuros santos o levantarão também.

Santa Teresinha do Menino Jesus in Manuscrito autobiográfico C, 36 r° - v°


blogger

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante! Obrigado por partilhar!

Anónimo disse...

Me desculpe, tocar em outro assunto, mas a figura do dragão me fez lembrar de uma notícia referente aos exorcistas. Veja!

https://www.acidigital.com/noticias/estas-sao-as-diretrizes-para-que-os-exorcistas-possam-enfrentar-os-perigos-do-diabo-56718

Tomará que sai logo o texto em português.

Anónimo disse...

Por que Santa Marta é representada com um dragão?

O que representa o homem dentro do dragão?