terça-feira, 25 de agosto de 2020

Cardeal Sarah celebrará Missa Pontifical na Basílica de São Pedro durante a Peregrinação Summorum Pontificum

Entrevista com o Padre Claude Barthe, capelão da Peregrinação
 
Todos os anos, desde 2012, é realizada, em Roma, uma peregrinação em acção de graças pelo motu proprio Summorum Pontificum do Papa Bento XVI. Vai acontecer este ano? O Capelão deste encontro, padre Claude Barthe, anuncia que não só se realizará a peregrinação, mas também que no dia 24 de Outubro o Cardeal Sarah celebrará a principal Missa na Basílica de São Pedro.
 
Summorum Pontificum News :  Então, este ano acontecerá a peregrinação Summorum Pontificum em Roma?
 
Padre Claude Barthe :  Sim, como todos os anos desde 2012! É verdade que este ano é especial: devido à chamada "crise sanitária", reina uma atmosfera um tanto surreal que afecta todas as actividades religiosas e especialmente as peregrinações. Estive em Lourdes há alguns dias, onde encontrei apenas alguns poucos fiéis. Porém, após um exame cuidadoso, o Coetus Internationalis, que organiza a Peregrinação, decidiu, considerando o que esta iniciativa católica representa, mantê-la, tendo em conta as restrições que nos são impostas.
 
Summorum Pontificum News :  Qual será o programa?
 
Padre Claude Barthe : A própria peregrinação reduzir-se-á ao acontecimento mais importante: a Missa Pontifical na Basílica de São Pedro, no altar da Cátedra, no sábado, 24 de Outubro. Com, no dia seguinte, a Missa do Domingo de Cristo Rei.
No sábado, 24 de Outubro, os peregrinos, clérigos e fiéis reunir-se-ão em frente à entrada da Basílica às 11h30, onde o Cardeal Burke os receberá e entrará com eles na Basílica de São Pedro. Às 12h00, o Cardeal Robert Sarah celebrará a Missa Pontifical de São Rafael Arcanjo.
 
Summorum Pontificum News :  Quais peregrinos?
 
Padre Claude Barthe : As autoridades vaticanas pedem, actualmente, que os fiéis presentes nas cerimónias da Basílica de São Pedro não ultrapassem os 150. É pouquíssimo. Mas é possível que essas medidas sejam amenizadas antes do final de Outubro.
 
Em qualquer caso, excepcionalmente, pedimos aos que desejam assistir a esta Missa que se inscrevam aqui: https://bit.ly/3hCY4K4. Guardaremos os lugares assim que forem "clicados" e confirmá-los-emos. Quando um determinado número for atingido, avisaremos os que ultrapassarem esse número que serão colocados em lista de espera e mantê-los-emos informados sobre as informações que recebermos das autoridades da Basílica.
 
Summorum Pontificum News :  E no domingo, 25 de Outubro?
 
Padre Claude Barthe : Segundo a tradição, a nossa peregrinação terminará na festa de Cristo Rei. A Missa Pontifical será celebrada às 11 horas, domingo, 25 de Outubro, pelo Cardeal Raymond Leo Burke, na paróquia Trinità dei Pellegrini que, segundo a sua vocação, funciona como uma espécie de quartel general, onde os sacerdotes que participam da peregrinação celebram as suas Missas privadas.
 
Summorum Pontificum News :  Além disso, a associação Oremus / Paix Liturgique anunciou um encontro. Sempre terá lugar?
 
Padre Claude Barthe : Com certeza. Os organizadores farão um anúncio sobre isso em breve, mas posso dizer que este Encontro será realizado na sexta-feira, 23 de outubro, na aula magna do Augustinianum, próximo da Praça de São Pedro, entre as 10h00 e as 16h00. Este ano receberá intervenções de uma série de oradores, incluindo o Cardeal Raymond Leo Burke, e também Joseph Shaw, Presidente da Latin Mass Society, Jean de Tauriers, Presidente da ND de Chrétienté, Padre Antony Ike, seminarista nigeriano especializado em África Católica e Trinidad Dufourq que testemunhará a vitalidade e o desenvolvimento da Missa tradicional na Argentina. Os organizadores solicitam que as pessoas se inscrevam no Encontro aqui: https://bit.ly/3in6sOl.
 
O Encontro encerrar-se-á no mesmo dia, às 17h, na Basílica de Santa Maria ad Martyres do Panteão, com o canto das Vésperas Pontificais, presidido por Mons. Gianfranco Girotti, Bispo titular de Meta e Regente Emérito da Penitenciária Apostólica. Novamente, será necessária inscrição para as vésperas no Panteão: https://bit.ly/2XpGhhM.
 
Summorum Pontificum News : Podemos dizer que esta Peregrinação 2020 será uma questão de princípio?
 
Padre Claude Barthe : Vai ser muito mais do que isso! Julgamos que este ano será muito especial. Por exemplo, muitos dos nossos amigos na América não se poderão juntar a nós. Mas os presentes representarão todos os peregrinos intencionais do mundo que nos acompanharão com as suas orações. Os peregrinos in re representarão a multidão de peregrinos in voto! Também este ano levaremos ao Túmulo do Apóstolo o pedido para que a Igreja se salve e pela difusão da antiga liturgia romana que contribuirá poderosamente para que isso aconteça com a irradiação da mais pura lex orandi.



blogger

Sem comentários: