segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Núncio Apostólico: Confinamento ajudou a promover o Rito Antigo

Para o Núncio da Santa Sé na Suíça, Mons. Thomas Gullickson, de 69 anos, as restrições ao abrigo do Covid-19 são exageradas.

Numa conferência on-line organizada pela Latin Mass Society confidenciou que como Núncio - como a maioria dos Núncios - "mesmo em tempos normais, vivo um pouco isolado". Portanto, o bloqueio não mudou muito a sua vida.

Gullickson identificou a Missa Tradicional como a “forma mais antiga de culto católico”, acha que as liturgias em Rito Antigo transmitidas ao vivo se saíram melhor do que as do Novus Ordo e dá graças por essa exposição inesperada a um público mais amplo.

Um jovem padre dominicano disse-lhe que o número de fiéis do Rito Antigo duplicou desde que o culto público foi retomado. O padre atribuiu o crescente interesse também às transmissões ao vivo. Isso atraiu, como de costume, especialmente famílias jovens.

Uma vez aposentado, Gullickson quer polir o seu latim porque o latim do direito canónico não lhe serve bem para os hinos do Breviário.

Não é nenhum mistério que Gullickson esteja cansado do seu cargo e planeie aposentar-se depois que a diocese de Chur receba um novo Bispo. As suas listas de candidatos foram rejeitadas várias vezes. Uma nova lista de candidatos anti-Igreja foi compilada nas suas costas. Parece conter o nome do abade de Einsiedeln. A eleição pelo capítulo da catedral está prevista para o final do Verão.

in gloria.tv


blogger

Sem comentários: