sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Hoje celebra-se a importante Vigília da Epifania

Esta vigília não é como a do Natal, dia de penitência. O Menino, cuja vinda então esperávamos, no fervor dos nossos humildes desejos, está agora entre nós, preparando-se para nos conceder novos favores. 

Esta véspera da solenidade de amanhã é um dia de alegria, como aqueles que o precederam; e, portanto, não jejuamos, nem a Igreja veste as vestes de luto. Se o Ofício da Vigília for o de hoje, a cor utilizada é o branco.

Este é o décimo segundo dia desde o nascimento de nosso Emanuel. Se a Vigília da Epifania cair num Domingo, partilha, com a véspera de Natal, o privilégio de não ser antecipada para Sábado, como todas as outras vigílias; é mantida no Domingo, tem todos os privilégios de um Domingo, e a Missa é a do Domingo dentro da oitava do dia de Natal. Celebremos, portanto, esta Vigília com grande alegria de coração e preparemos as nossas almas para as graças de amanhã.

As últimas palavras do nosso Advento foram as do Esposo, gravadas na profecia do Discípulo Amado: Vem, Senhor Jesus, vem! Encerraremos esta primeira parte do nosso Natal com aquelas palavras do Profeta Isaias, que a Igreja tantas vezes nos disse: para nós nasceu um Menino! Os Céus deixaram cair o seu orvalho, as nuvens fizeram chover o Justo, a Terra gerou o seu Salvador. 

A Palavra fez-Se carne, a Virgem deu o seu doce Fruto - o nosso Emanuel, isto é, Deus connosco. O Sol da Justiça agora brilha sobre nós; a escuridão fugiu; no Céu há Glória a Deus; na Terra, há Paz para os homens. 

Todas estas bênçãos foram-nos trazidas pelo humilde, mas glorioso, nascimento desta criança. Vamos adorá-lo em seu berço; vamos amá-lo por todo o Seu amor por nós; e preparemos os presentes que pretendemos apresentar-Lhe, com os Magos, na festa de amanhã. A alegria da Igreja é tão grande como sempre; os anjos estão a adorar maravilhados; toda a Natureza estremece de alegria: - Para nós nasce uma criança! 

Dom Prosper Guéranger in 'O Ano Litúrgico' (vol. I)


blogger

Sem comentários: