terça-feira, 1 de junho de 2021

Começa hoje a Novena ao Anjo de Portugal

PRIMEIRO DIA - 1 de Junho

V. Deus vinde em meu auxílio.
R. Senhor, apressai-Vos a salvar-me.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Como era no princípio, agora e sempre. Amen.

Altíssimo Senhor, Criador de tudo o que tem ser: eu Vos louvo e desejo dar-Vos muitas graças pelo benefício que fizestes à natureza humana, mandando aos Espíritos Angélicos, Príncipes da Vossa celeste Corte, nos defendam, assistam e guardem; e Vos peço perdão da má correspondência a este benefício, de que muito me pesa. E pelos merecimentos de Vosso Filho JESUS CRISTO, Vos rogo o bom despacho das petições, que pelo Santo Anjo Custódio deste Reino Vos faço nesta Novena, e graça para imitá-lo na pureza, fidelidade e prontidão com que Vos serve e está sempre amando e louvando.

Petição rogando a DEUS que livre este Reino da enfermidade:

Gloriosíssimo Príncipe Angélico, deputado pelo Altíssimo para guarda e Custódio deste Reino: pedi ao Senhor, que é Saúde eterna das almas, livre as nossas do mal das culpas porque merecemos a Sua indignação; e a este Reino livre de todo o mal contagioso, com que a Divina Justiça costuma castigar as suas ofensas.

Três Pai-Nossos e três Avé-Marias

Sobre as tuas muralhas, ó Jerusalém, pus guardas, que não se calarão, dia e noite, louvando o nome do Senhor.

V. DEUS deu ordens aos Seus Anjos.
R. Para te protegerem em todos os teus caminhos.

Oremos

DEUS Eterno e Omnipotente, que em Vossa inefável providência atribuíste a cada Reino um Anjo custódio: concedei-nos, Vos pedimos, pela sua prece e intercessão, sempre nos preserves de todas as adversidades. Por Cristo nosso Senhor. Amen.

Gloriosíssimo Anjo Custódio deste Reino: livrai-o de todo o mal e à minha alma dos inimigos dela.

Virtude a exercitar neste dia: Presença de DEUS.

SEGUNDO DIA - 2 de Junho

Tudo como no primeiro dia excepto a petição

Rogando a DEUS que livre este Reino da fome:

Gloriosíssimo Príncipe Angélico, deputado pelo Altíssimo para Custódio e guarda deste Reino: compadecei-vos destes desterrados em terra alheia, sujeitos às misérias e pensões da natureza humana; pedi ao Senhor, que é fartura das almas, alimente as nossas com o Seu amor e conceda sem- pre a este Reino os frutos temporais, com os quais vivendo, e conservando-nos na Sua graça, só tenhamos fome e sede de justiça.

Virtude a exercitar neste dia: Caridade, fazendo muitos actos de amor a DEUS e o bem aos próximos.

TERCEIRO DIA - 3 de Junho

Tudo como no primeiro dia excepto a petição

Rogando a DEUS que livre este Reino da guerra:

Gloriosíssimo Príncipe Angélico, deputado pelo Altíssimo para Custódio e guarda deste Reino: pedi ao Todo-Poderoso, Rei Pacífico, Príncipe da Paz, que mandou anunciar, quando nasceu no mundo e nos deixou quando dele se ausentou, no-la conceda às nossas almas e aos nossos próximos; e a este Reino, com os soberanos, defendendo-o de ser ven cido e conquistado, para que só façamos guerra aos inimigos das nossas almas.

Virtude a exercitar neste dia: Paciência e Mansidão.

QUARTO DIA - 4 de Junho

Tudo como no primeiro dia excepto a petição

Rogando a DEUS que livre este Reino das heresias:

Gloriosíssimo Príncipe Angélico, deputado pelo Altíssimo para Custódio e defensor deste Reino: pedi ao Nosso Criador, pelo preciosíssimo Sangue, que derramou pelo género humano, livre este Reino de todas as heresias e erros contra a nossa Santa Fé Católica, para que todos a confessemos, vivendo e morrendo nela, sem que algum diabólico engano nos aparte das verdades católicas que professamos.

Virtude a exercitar neste dia: Zelo da honra de DEUS, não condescendendo com coisa alguma que for do Seu desagrado, assim com nós mesmos, como com os nossos próximos.

QUINTO DIA - 5 de Junho

Tudo como no primeiro dia excepto a petição

Rogando a DEUS pelos que nos governam:

Gloriosíssimo Príncipe Angélico, deputado pelo Altíssimo para Custódio e protector deste Reino: pedi ao Senhor, Governa- dor de todo o Universo, assista, ilumine e dirija sempre aos que nos governam e a este Reino, para que acertem a tomar as resoluções mais convenientes para a conservação da Fé e da paz e para todo o bem Espiritual e temporal da República, para que, procedendo-se com acerto e rectidão em tudo, se evitem as desordens que dão causa às ofensas a DEUS.

Virtude a exercitar neste dia: Rectidão em pensamentos, palavras e obras, encaminhando tudo à maior honra e glória de DEUS.

SEXTO DIA - 6 de Junho

Tudo como no primeiro dia excepto a petição

Rogando a DEUS pela perfeição da vida Cristã:

Gloriosíssimo Príncipe Angélico, deputado pelo Altíssimo para Custódio e guarda deste Reino: pedi ao Senhor e DEUS das Virtudes livre este Reino de todos os vícios, dando-nos o Seu amor e temor, com que procuremos vencer os inimigos das nossas almas – o mundo, o demónio e a carne – para que, arrependendo-nos das nossas culpas, procuremos viver cristãmente, imitando as virtudes do Divino Mestre.

Virtude a exercitar neste dia: A consideração e imitação das virtudes de Nosso Senhor JESUS CRISTO.

SÉTIMO DIA - 7 de Junho

Tudo como no primeiro dia excepto a petição

Rogando a DEUS pela conversão dos pecadores:

Gloriosíssimo Príncipe Angélico, deputado pelo Altíssimo para Custódio e defensor deste Reino: pedi à Divina Piedade que, como Pai amantíssimo das Suas criaturas, use da Sua Misericórdia liberalíssima com todos os peca- dores, primeiramente com os deste Reino, para que se convertam e de coração O busquem e se arrependam, conservando-se na Sua graça, pelos Seus preciosíssimos merecimentos e de Nossa Mãe e Senhora MARIA Santíssima, para que todos O amem e louvem desde agora e para sempre.

Virtude a exercitar neste dia: Sentimento das ofensas a DEUS, fazendo muitos actos de amor Seu, por si e pelos pecadores, desejando poder satisfazer por eles.

OITAVO DIA - 8 de Junho

Tudo como no primeiro dia excepto a petição

Rogando a DEUS pela conservação da Religião e dos Justos no estado perfeito e pela devoção ao Santíssimo Sacramento e a Nossa Senhora:

Gloriosíssimo Príncipe Angélico, deputado pelo Altíssimo para Custódio e guarda deste Reino: pedi ao Senhor, que é fortaleza dos fracos, a conservação da Religião e sua primitiva Observância, Culto e veneração ao Santíssimo Sacramento, a devoção a MARIA Santíssima, Mãe e Senhora Nossa, a perseverança dos Justos e virtuosos; e que como bom Pastor se compadeça deste Seu rebanho e o defenda, para que não seja devorado pelo infernal lobo.

Virtude a exercitar neste dia: Obediência, primeiramente às Divinas inspirações e exacta observância aos preceitos da Lei de DEUS e obrigações do nosso estado.

NONO DIA - 9 de Junho

Tudo como no primeiro dia excepto a petição

Rogando a DEUS nos conceda uma boa morte e a graça final:

Gloriosíssimo Príncipe Angélico, deputado pelo Altíssimo para Custódio e guarda deste Reino: pedi à Suma Bondade pelas dores e aflições de Sua preciosíssima morte e pela de Sua Santíssima Mãe e Senhora Nossa, nos assista na nossa morte, alentando-nos e conformando-nos nessa hora com o Seu amor e as Virtudes da Fé, Esperança e Contrição, para que não sejamos vencidos pelos inimigos da nossa alma e consigamos acabar em paz, na graça de DEUS, para sempre gozarmos deste Senhor na Glória.

Virtude a exercitar neste dia: Silêncio, para tratar mais com DEUS e com os Santos Anjos, procurando merecer a sua assistência e intercessão.


blogger

3 comentários:

Maria José Martins disse...


Há tempos, ouvi, numa Homilia, um Sacerdote dizer que Portugal é o único País, do qual, se conhece o nome do seu Anjo da Guarda: Anjo Custódio!
Sendo assim, só nos resta rezar-Lhe, pois temos muito que Lhe pedir e, sobretudo, Desagravar...porque, apesar dos Avisos de Nossa Senhora, em Fátima, as leis iníquas têm sido todas aprovadas, sem contestação.
Obrigada pela Novena e que TODOS a façam com Fé, porque: "A quem muito foi dado, muito vai ser exigido!"

Ana Jacobs disse...

O anjo da guarda da republica da Irlanda é Vito.

Ana Jacobs disse...

Custodio significa da guarda, guardiao. Esse padre só queria que voces dixassem de tentar saber o nome dos anjos e se concentrassem mais nas coisas de Deus. Isso é só um nome. O anjo não disse o nome. Só disse que é o anjo da guarda de Portugal. Todos os países têm um. Anjo custódio, significa anjo da guarda. Se procurar no dicionário de português o significado de custódio, verá que lá diz, guardião, o que guarda, o que protege.