quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Arcebispo Aguer: 'Traditionis Custodes' é um retrocesso lamentável

Mons. Héctor Aguer, Arcebispo emérito de La Plata, província de Buenos Aires, escreveu um texto no qual apresenta a incoerência do último motu proprio do Papa Francisco, Traditionis Custodes, que visa a perseguição da Missa Tradicional em Rito Romano:

O latim foi durante séculos o vínculo de unidade e comunicação na Igreja Ocidental. Hoje não foi apenas abandonado, mas é também odiado. Nos seminários, o seu estudo é negligenciado, justamente por não ser útil. Não se percebe que deste modo o acesso directo aos Padres da Igreja Ocidental, muito importante para os estudos teológicos, está fechado: penso, por exemplo, em Santo Agostinho e em São Leão Magno, e em autores medievais como Santo Anselmo e São Bernardo. Esta situação parece-me um sinal de pobreza cultural e ignorância intencional.

O actual Pontífice declara que deseja continuar na busca constante da comunhão eclesial mas, para efectivar este propósito, elimina a obra dos seus predecessores ao colocar limites e obstáculos arbitrários ao que se estabeleceu com intenção e respeito ecuménico intra-eclesial pela liberdade dos sacerdotes e dos fiéis! Promove a comunhão eclesial ao contrário. As novas medidas implicam um retrocesso lamentável.

Parece que o julgamento que a Igreja faz, em sua instância máxima, do curso da vida eclesial procede segundo dois pesos e duas medidas: tolerância, e mesmo apreciação e identificação com as posições heterodoxas em relação à grande Tradição (por parte dos "progressistas", como têm sido chamados) e distância ou antipatia por pessoas ou grupos que cultivam uma posição "tradicional". Lembro-me do propósito que um famoso político argentino enunciou com brutalidade: «para amigos, tudo; ao inimigo, nem justiça ». Digo isso com o maior respeito e amor, mas com imensa tristeza.



blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


"HOMEM--de Deus--Sábio, este Arcebispo!!
Que Deus o abençoe.