sexta-feira, 8 de outubro de 2021

50 anos de sacerdócio do Bispo Huonder celebrados em igreja da FSSPX





Mons. Vitus Huonder é o Bispo emérito da diocese de Coira, na Suíça. Quando se retirou, em 2019, o Bispo foi viver para uma casa que se encontra num colégio da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X (FSSPX) em Wangs. Mons. Huonder disse que abordou este tema algumas vezes com o Papa Francisco e que este lhe disse: "Esta (a FSSPX) não é uma comunidade cismática".

As fotografias são da Missa comemorativa dos 50 anos de sacerdócio do Bispo, na igreja da escola onde vive. Por causa dessa data, o Prelado foi entrevistado:

Fr. Lukas Weber: Estando aqui em Wangs diz Missa diariamente e o faz exclusivamente de acordo com o rito romano tradicional. O que o traz à celebração desse rito tradicional?

Mons. Huonder: É claro que estudei muito de perto o novo rito e o rito tradicional. Este estudo apontou-me as diferenças significativas: por exemplo, que certos textos foram encurtados, suprimidos, como algumas orações que são muito importantes para o sacerdote. Agora, só posso viver de todas essas orações no rito tradicional. É claro que elas fortalecem o sacerdote, que reforçam especialmente a fé, mas também o dom de si durante a Missa. A pessoa está verdadeiramente diante de Deus, diante de Jesus e não simplesmente diante de uma comunidade. Tudo o que tenho descoberto no rito tradicional é tão precioso e, digamos, tão intemporal que não quero voltar.

Fr. Lukas Weber: Posso concluir das suas observações que não não quer mais celebrar o Novus Ordo de forma alguma?

Mons. Huonder: Eu não quero fazê-lo. Sinto simplesmente que não posso mais fazer isso, porque quando alguém está imerso na Missa Tradicional, a pessoa chega a um ponto em que sente que não pode mais fazer mais nada senão aquilo.


blogger

Sem comentários: