quinta-feira, 10 de agosto de 2023

São Lourenço, Diácono e Mártir

Dia de São Lourenço, martirizado numa grelha. A meio desse processo dirigiu-se aos seus algozes nestes termos: "Podem virar-me porque deste lado já estou bem passado". De homem, sem dúvida. Santo Agostinho conta-nos mais pormenores:

«São Lourenço era diácono em Roma e os perseguidores da Igreja pediram-lhe que entregasse os tesouros da Igreja. Para obter um verdadeiro tesouro no Céu, ele sofreu tormentos cujo relato causa horror: foi deitado numa grelha sobre as chamas.
No entanto, triunfou de todas as dores físicas, pela extraordinária força que extraía da sua caridade e do auxílio daquele que o tornava inquebrável: "Pois nós somos obra sua, criados em Jesus Cristo em vista das boas ações que Deus de antemão preparou para as praticarmos" (Ef 2,10)

Lourenço provocara a cólera dos perseguidores dizendo-lhes: "Tragam-me várias carroças onde eu possa levar-vos os tesouros da Igreja" Trouxeram-lhas; ele encheu-as de pobres e enviou-lhos, dizendo: "Eis os tesouros da Igreja".

Nada mais verdadeiro, meus irmãos: é nas necessidades dos pobres que está a riqueza dos cristãos, se compreendermos bem como fazer frutificar o que possuímos. Há sempre pobres entre nós; se lhes confiarmos os nossos tesouros, não os perderemos.»


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Perante o relato destes testemunhos, lembro-me sempre das palavras de Jesus sobre a falta de Fé destes últimos séculos: "(..)Quantos e quantos Pilatos tem este vigésimo século!
Onde estão os HERÓIS do Cristianismo, que diziam sim, constantemente, à VERDADE e pela VERDADE, e não, constantemente, à MENTIRA?
Onde estão os HERÓIS, que sabem enfrentar o perigo e os acontecimentos com uma FORTALEZA de aço e com uma SERENA PRONTIDÃO e não com ADIAMENTOS, para que o BEM logo seja FEITO, e o MAL logo seja EVITADO, SEM "MAS" nem "SE"?! (..)"

"(..) É mais digno de perdão Pilatos, do que vós, que tendes vinte séculos de Cristianismo, que servem de base para a vossa Fé; mas vós não quereis saber DISSO!
E, contudo Eu fui muito mais severo com Pilatos, do que convosco. E não lhe dei resposta nenhuma. Mas, convosco EU estou falando. E, não obstante isso, NÃO CONSIGO PERSUADIR-VOS de Quem EU SOU, a Quem somente deveis OBEDIÊNCIA e ADORAÇÃO (..)"