terça-feira, 4 de março de 2025

O adeus às panquecas

Hoje é dia de Carnaval. A etimologia desta palavra está relacionada com o adeus à carne. Isto por ser o dia anterior à Quarta-Feira de Cinzas, com o qual inicia a Quaresma e começa a restrição do consumo de carne, até à Páscoa.

Este dia é também conhecido por Terça-Feira Gorda porque as pessoas comiam como se não houvesse amanhã, antes do grande jejum que se aproximava (todos os dias da Quaresma eram dias de jejum menos os Domingos e dias Santos de Guarda).

Relacionado com isso aparece outro nome dado a esta Terça-Feira: dia da Panqueca. Como estivessem também os laticínios restritos durante a Quaresma, as pessoas aproveitavam para comer esta iguaria que é feita à base de ovos, leite e açúcar.

Bom dia da panqueca para todos!



blogger

Sem comentários: