sábado, 22 de janeiro de 2011

A doutrina social da Igreja explicada contra os preconceitos



blogger

5 comentários:

Antónimo disse...

o direitinho acaba por revelar bastante os principais líderes políticos portugueses nesta área. A destruição da figura do casamento civil foi precisamente com base no argumentário desde Mr. Righty, ou seja, preconizando a aplicação do princípio da liberdade dos agentes económicos à esfera das pessoas singulares. É pena que depois não se retirem mais conclusões que levariam à inevitável equiparação, por exemplo, do IRS ao IRC.

O Sr. Esquerdinho, por seu turno, assemelha-se com vários camaradas da esquerda moderada. Quando as figuras da Igreja surgem a defender as causas sociais, são muito bem-vindas. A esquerda perde-se quando não percebe o conceito de família, aquilo em que durante anos viveu sem se dar conta. Uma família é um misto de PME, de IPSS e de Escola, que confere certeza, segurança e bem-estar às gerações mais velhas (avós e bizavós), às gerações intermédias (população activa - os pais) e às gerações futuras (filhos/netos).

Assim, é necessário que os verdadeiros católicos, estudando a doutrina social da Igreja, entrem na política. Até agora, praticamente apenas acontece a entrada dos políticos na esfera católica.

ps - seria interessante a edição em série, e sua divulgação publicitária, por uma editora, de todas as encíclicas que tratam a Dourtina Social da Igreja, a começar pela clássica Rerum Novarum. Fica o desafio para os senzas (quem sabe algum de vós têm uma editora ou contactos privilegiados nesa área).

João Silveira disse...

Caro/a anónimo/a, óptima análise e obrigado pela ideia, será levada a sério.

Pax et Bonum

Anónimo disse...

É preciso falar também numa "Terceira Via" política que ultrapasse de vez a divisão entre temas de esquerda ou direita. Por exemplo, grandes pensadores católicos do séc. XX defenderam o Distributismo, muito alinhado com a DSI.

Já existem alguns manuais de DSI. É algo a que os bispos dão particular atenção. Em Portugal existe até o site http://www.ecclesia.pt/cdsi/ que disponibiliza online um compêndio oficial, um tipo de catecismo dedicado ao tema.

Já agora, na paróquia do Alto do Lumiar está em curso um grupo de estudo sobre isso, a começar às 17h dos seguintes Sábados:

29 Jan - A Família
12 Fev - Princípios e Valores da DSI
12 Mar - O Trabalho: ainda é possível sonhar em trabalho para todos?
26 Mar - Vida Económica: é possível uma Economia solidária?
9 Abr - A Comunidade Política: é possível ser cristão na Política?

Bons estudos!

Alma peregrina disse...

Caro João Silveira:

Quero agradecer-lhe por ter publicado o meu vídeo e dar-lhe os parabéns por este blog! Estou a segui-lo!

Queria apenas dizer umas coisas ao anónimo. O youtube apenas permite vídeos até 15 minutos, pelo que não é possível entrar em grandes análises exploratórias dos temas em questão.

De qualquer das formas, é minha intenção realizar um vídeo (na mesma linha deste) sobre Distributismo. Bem como um sobre Teologia do Corpo.

Pax Christi

João Silveira disse...

Caro Alma,

eu é que agradeço este grande (dentro do possível) video, e espero com muita vontade os próximos.

Abraço em Cristo