sábado, 11 de junho de 2011

Infantários no Quebeque proibidos de falar de religião

A partir de este mês de Junho, todos os infantários do Quebeque estão proibidos de instruir os seus alunos em qualquer matéria de teor religioso, conforme uma decisão da ministra das Famílias, Yolande James.

A medida, que foi decidida no início do ano, mas entrou em vigor este mês, abrange todos os infantários, centros de dia e creches que recebem fundos do Estado, e não apenas as instituições públicas.

Abrangidas são também as instituições detidas por entidades religiosas, desde que usufruam de algum apoio estatal, como são a maioria dos casos. Uma coligação de infantários judaicos, católicos e ortodoxos já anunciou que vai recorrer judicialmente desta decisão.

Curiosamente, a medida não se aplica à transmissão de tradições ou património histórico e cultural. O resultado prático, conforme explicou um assessor da ministra, é que os infantários podem continuar a expor presépios na altura do Natal, por exemplo, mas os educadores estão impedidos de explicar a dimensão religiosa desta tradição.

O ministério contratou 58 inspectores para verificar a adesão das instituições e o cumprimento das novas regras. in RR


blogger

Sem comentários: